Dourados

Índios mantém a tradição de comemorar 19 de abril com dança

19 ABR 2011 • POR Redação Douranews • 11h41
Indígenas da aldeia Panambizinho encerram hoje a programação do Dia do Índio com danças e torneios - Foto: Divulgação

Os indígenas que habitam a maior reserva nativa do País, em Dourados, mantém as tradições de celebrar o Dia do Índio, com manifestações culturais, atividades esportivas, mostra cultural e de artesanato e também, conforme a programação elaborada pelo Núcleo Indígena da Unigran, este ano com palestras e debates.

Ontem (18), véspera da comemoração nacional do dia do índio, o índío guarani Almires Martins Machado, graduado em Direito pela Unigran, Mestre em Direitos Humanos e Doutorando em Antropologia pela Universidade Federal do Pará, proferiu palestra com o tema “Identidade, Estética e Performance Intercultural” no Centro de Eventos da Unigran.

A programação tem sequência hoje (19) à noite com dança Terena e Guateka, apresentação do vídeo “Olhares” pelo Grupo AJI (Ação dos Jovens Indígenas) e em seguida Mesa Redonda para discutir a temática “Cultura e Identidade Indígena”, com a participação dos índios Tônico Benitez, Cajetano Vera e Aguilera de Souza.

Panambizinho

A comunidade do Panambizinho também mantém a tradição de comemorar o Dia do Índio. A partir das 9 horas começam as apresentação de danças, torneio de jogos tradicionais e exposição de artesanato, atividades que forma iniciadas domingo e hoje estão sendo encerradas com a premiação e confraternização entre os participantes.