Mundo

"Obrigado por acreditarem que estávamos vivos", diz mineiro

15 OUT 2010 • POR Redação Douranews, com Reuters • 16h57
Juan Illanes, ao ser recebido pelo presidente Piñera

Os mineiros resgatados da mina San Jose, no deserto do Atacama, estão tornando-se celebridades em suas cidades. Vários deles esperam a alta médica para hoje e voltarem para casa, onde são recebidos como verdadeiros heróis. Recebido com gritos e aplausos após sair do hospital Edison Peña, Juan Illanes, 52, exclamou: “Isso é realmente incrível”, reconhecendo que o que aconteceu ao grupo “é um exemplo de sobrevivência”.

Carlos Mamani, único “estrangeiro” do grupo, foi recebido no bairro pobre onde mora com um cartaz à frente de sua casa, onde estava escrito: “Bem-vindo, Carlos Mamani, ao teu humilde lar”, entre grande agitação, quando disse que pretende “levar uma vida regular, normal, como todos".

O resgate dos mineiros, por meio de um claustrofóbico poço de 622 metros cavado para esse fim, comoveu milhões de pessoas no mundo. Por volta de meia-noite de quinta-feira, uma ruidosa procissão religiosa percorreu as ruas de Copiapó e parou em frente ao hospital, onde os participantes ofertaram uma imagem da Virgem Maria, em meio a festas com danças e fantasias coloridas.

Peña, que também foi cercado por vizinhos e jornalistas ao chegar à sua casa, afirmou: "Passamos bem mal (...). Eu achava que não ia voltar, e por isso estou superlouco com esta recepção. Muito obrigado. Obrigado por acreditarem que estávamos vivos".