Saúde

Geraldo Resende cobra do HU a ativação dos dez leitos de UTI para Covid

28 MAI 2021 • POR • 23h34
Geraldo assinou o termo de cooperação com a Prefeitura e a UFGD, no gabinete de Alan Guedes, dia 13 deste mês - Divulgação

O secretário estadual de Saúde Geraldo Resende cobrou, nesta sexta-feira (28), a efetivação do acordo de cooperação técnica com o Município de Dourados e a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), que garantem a implantação de 10 novos leitos de UTI-Covid e 20 leitos clínicos no HU (Hospital Universitário) de Dourados.

Em contato com a imprensa da capital do Estado, Geraldo disse que os equipamentos necessários para a montagem desses leitos foram entregues à instituição no dia 17 de maio. Os aparelhos foram doados ao Estado, em parte pela empresa Suzano Celulose e em parte pela JBS “e poderiam perfeitamente ser utilizados na montagem dos 10 leitos de UTI pactuados com a Prefeitura de Dourados e a direção da Universidade Federal da Grande Dourados”, afirmou.

No entanto, segundo explicou o secretário, a direção do HU não aceitou receber os monitores multiparamétricos doados pela JBS, alegando preferência por equipamentos doados pela Suzano Celulose. Na opinião de Geraldo Resende, os equipamentos que foram devolvidos poderiam ter sido perfeitamente utilizados na montagem dos leitos de UTI, até mesmo para, se fosse o caso, serem substituídos posteriormente, tendo em vista a grande necessidade desses leitos, notadamente em Dourados, que assiste um recrudescimento da pandemia da Covid-19.

“Estamos fazendo todo o possível, inclusive com o apoio da iniciativa privada, para garantirmos o aumento das vagas para tratamento de pacientes com Covid-19, porque estamos imensamente preocupados com as mortes que porventura possam advir da falta de atendimento hospitalar. Essa preocupação, a meu ver, deve ser a de todos aqueles que tenham um mínimo de amor ao próximo e que, por isso, devem fazer o máximo para superar entraves e, com isso, não deixar a população desassistida”, destaca Resende.

O secretário Geraldo Resende disse que enviou, ainda nesta sexta-feira, ofícios ao prefeito de Dourados, Alan Guedes, à UFGD, à bancada federal de Mato Grosso do Sul no Congresso e ao ministro da Educação Milton Ribeiro, para atuarem junto à Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares) para que disponibilize os recursos humanos necessários para o funcionamento dos leitos de UTI-Covid.

“A montagem da equipe com os recursos humanos necessários é a única parcela de responsabilidade da Ebserh na montagem desses leitos, uma vez que o governo do Estado, por meio da nossa Secretaria, vai, inclusive, bancar financeiramente os novos leitos até que haja a habilitação deles pelo Ministério da Saúde. Há o nosso compromisso, inclusive, de destinar recursos adicionais após essa habilitação”, salienta Geraldo Resende.

Nova remessa

Uma nova remessa de equipamentos estava sendo encaminhada na tarde desta sexta-feira para o HU/UFGD. Segundo o secretário, a medida vai possibilitar a “montagem imediata dos 10 leitos de UTI e dos 20 leitos clínicos no Hospital Universitário de Dourados, conforme termo de cooperação técnica que assinamos no último dia 13 de maio”.

Os equipamentos que chegam na noite desta sexta-feira no HU de Dourados são os seguintes: 10 monitores multiparamétricos; uma máquina de hemodiálise; uma máquina de osmose reversa; um monitor de transporte; um desfibrilador e um ultrassom portátil. Foram entregues anteriormente: 11 respiradores fixos; 40 bombas de infusão; um monitor de débito cardíaco e um carrinho de emergência. Com assessoria