Saúde

Sem vagas de UTI, Dourados transfere oito pacientes para capital de Rondônia

4 JUN 2021 • POR • 02h06
UTIs móveis estão sendo alocadas para transferência de pacientes, após autorização de familiares - Divulgação

A Prefeitura de Dourados divulgou, no começo da noite desta quinta-feira (3), que oito pacientes com Covid, que estão internados na cidade, serão transferidos nesta sexta-feira (4) para Porto Velho, capital de Rondônia. A transferência está sendo coordenada de forma conjunta pela Central de Regulação estadual com a Secretaria municipal de Saúde e a Funsaud (fundação de serviços de saúde) locais.

Os pacientes sairão de Dourados por volta das 6 horas com destino a Campo Grande, onde embarcarão num voo da FAB (Força Aéreas Brasileira), previsto para às 11 horas. O transporte de Dourados até a Capital será feito por ambulâncias do município, tripuladas com médico e enfermeiro, do tipo UTI móvel, com recursos para manter o paciente estável.

Segundo informações da Central de Regulação municipal, os pacientes tem entre 29 e 79 anos, e foram escolhidos seguindo critérios médicos e parâmetros estabelecidos pela regulação, pois precisam ter condições de suportar, sem riscos, uma viagem aérea. Todos são de Dourados e estão na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e são pessoas, que segundo os médicos, têm melhor prognóstico de recuperação da Covid, entretanto, precisam de um leito semi-intensivo.

Para que a transferência se concretizasse foi necessária a autorização dos familiares e também dos pacientes. Segundo a diretora técnica da Funsaud, Angela Marin, a justificativa para a transferência é a “garantia da saúde do paciente, bem como, vazão do fluxo de pacientes na fila de espera de leitos hospitalares para atendimento Covid”. O Município encerrou o dia com 46 pessoas na fila de espera por uma vaga em UTI na rede hospitalar.