Saúde

Seriedade do Governo aproxima MS de imunidade coletiva da Covid, diz Valdenir

14 JUL 2021 • POR • 22h10
Governador Reinaldo Azambuja com o presidente do PSDB douradense, ex-deputado Valdenir Machado - Divulgação

O presidente municipal do PSDB, ex-deputado Valdenir Machado, afirmou nesta quarta-feira (14) que não tem dúvidas de que é a seriedade do Governo do Estado no combate a Covid-19 a razão para que o Mato Grosso do Sul lidere a corrida para a imunização entre os estados brasileiros e se aproxime da imunidade coletiva.

"O governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Saúde Geraldo Resende não perderam tempo em debates infrutíferos, ao contrário, foram atrás das vacinas e organizaram a logística de vacinação em todos os municípios", disse Valdenir, acrescentando que "hoje colhemos o resultado, com a aplicação em torno de 2 milhões de doses das vacinas".

Lembrou que "mesmo ainda em situação muito preocupante”, o Estado começa a ver uma luz no final do túnel para que a vida social das pessoas se normalize e a economia volte a fluir com antigamente, numa alusão à declaração de Geraldo Resende de que com a depuração dos dados e colocando somente a população acima de 18 anos, o MS já está na marca de 70% de vacinados na primeira dose e 35% na segunda dose, ou seja, completamente imunizados.

Ele destacou recente declaração de Reinaldo Azambuja acreditando "que no fim de agosto, poderemos dizer: nós atingimos a chamada imunidade de rebanho (ou coletiva). Nós conseguimos superar a marca de 80%, principalmente a primeira dose, vamos marchar com a velocidade que o momento exige para chegar a nossa população, minimamente, no final de agosto, com 60% tomando as duas doses. Esse é o nosso objetivo", frisou o governador.

Para o ex-deputado, a seriedade do governo de MS no enfrentamento da pandemia foi fundamental para que o Estado recebesse do Ministério da Saúde 165.500 doses da Janssen (vacina em dose única) para estudo sobre a imunização em massa de 13 municípios que fazem fronteira com outros países em Mato Grosso do Sul.

Valdenir Machado destaca também o trabalho "sério e com base científica" do governo em adotar medidas preventivas para conter o vírus através de decretos e campanhas publicitárias. "Hoje verificamos redução no número de casos e de mortes em todos os municípios", destacou o ex-deputado que contraiu, enfrentou e venceu a Covid-19 no ano passado. Ele alerta que, embora "a situação venha melhorando dia-a-dia, não podemos esmorecer, todos nós, governo e a população, precisamos marchar unidos para controlar de vez a pandemia", ressaltando que o "pior já passou e, se Deus quiser, logo-logo tudo voltará ao normal como antigamente".