Saúde

Lei da vereadora Liandra obriga tratamento odontológico a pacientes de UTIs

26 AGO 2021 • POR • 16h47
Projeto de autoria da vereadora Liandra teve apoio dos colegas Jânio Miguel e Diogo Castilho na Câmara - Divulgação

A edição desta quarta-feira (25) do Diário Oficial do Município traz a publicação da Lei 4.666/2021, de autoria da vereadora Liandra da Saúde (PTB), que determina a criação do programa para prestação de assistência odontológica a pacientes internados em unidades hospitalares públicas e particulares do município.

Com isso, fica obrigado a presença de um cirurgião dentista habilitado em odontologia hospitalar, como parte do corpo clínico das unidades de saúde, em atendimento exclusivo aos pacientes em UTIs. Determina ainda, quando necessário, cuidados de saúde bucal e ações de prevenção, higiene e tratamento aos pacientes internados em regime domiciliar (home care).

A lei foi aprovada na Câmara, em coautoria com os vereadores Diogo Castilho (DEM) e Jânio Miguel (PTB). Durante as votações a vereadora Liandra destacou alguns depoimentos de especialistas na área sobre a importância de um cirurgião dentista nas unidades hospitalares, entre eles o especialista em endodontia no Centro de Especialidades Odontológicas, Maurício Hidemi Shimada, o gerente do Núcleo de Atenção à Saúde Bucal da Secretaria municipal de Saúde, Sérgio Henrique Martins Rôas, o médico intensivista Gecimar Teixeira Junior, a cirurgiã dentista Jaqueline Santos Almeida e o professor em odontologia e cirurgião dentista, Alcides Moreira Neto.

Para a vereadora Liandra, a lei sancionada pelo Executivo, além de garantir a saúde bucal dos pacientes, também valoriza os profissionais em odontologia no município. “Agradeço ao prefeito Alan Guedes por sancionar esta lei e entender a importância de um profissional em saúde bucal nos hospitais, aos colegas vereadores na aprovação do projeto e demais colaboradores, entre eles a assistente administrativa Elza Irala González”, destacou Liandra. Da assessoria