PRO TRILHOS

Soraya festeja chegada da Ferroeste

Ligação de Maracaju a Dourados vai demandar investimentos de R$ 1,2 bilhão

21 DEZ 2021 • POR Redação Douranews • 15h14
Senadora douradense intermediou encontro do prefeito em Brasília, em junho - Divulgação

Após articulações junto à Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (o PPI) do Ministério da Economia, senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) comemora o projeto de construção da estrada de ferro que ligará os municípios de Maracaju a Dourados, depois que o Governo autorizou o grupo empresarial Ferroeste a iniciar as obras no âmbito do programa “Pro Trilhos”. A ferrovia terá 76 quilômetros de extensão e a expectativa é de que sejam investidos R$ 1,2 bilhão, criando mais de 18 mil novos postos de trabalho, entre diretos e indiretos.

Para a senadora Soraya, a inclusão de Dourados no trecho é de extrema importância. “Dourados é a segunda maior cidade do Mato Grosso do Sul e tem uma enorme capacidade de produção, além de conseguir atender toda a demanda de serviços que serão geradas com a instalação da ferrovia na região. Por ser uma cidade polo, Dourados já conta com estrutura capaz de viabilizar toda essa estrutura”, pontuou.

Em junho deste ano a senadora douradense intermediou reunião do prefeito Alan Guedes com a secretária Especial do PPI, Martha Seillier, para tratar sobre a construção de um terminal da Nova Ferroeste em Dourados. A malha ferroviária do Mato Grosso do Sul será ligada ao estado do Paraná, dando origem a um dos mais importantes corredores de exportação do Brasil, com 1.285 km de extensão e estimativa de investimentos de R$ 25 bilhões que, quando concluído, será o 2º maior corredor de exportação de grãos e contêineres refrigerados do País.

Estudos de demanda indicam ainda que cerca de 26 milhões de toneladas de produtos devem circular no trecho por ano. Considerando o tráfego interno, a Nova Ferroeste deve alcançar 38 milhões de toneladas a cada ano.

Marco Legal

O Pro Trilhos foi instituído a partir do novo Marco Legal das Ferrovias e a proposta estimula a ampliação da malha ferroviária nacional pela iniciativa privada. Atualmente, o projeto da Lei das Ferrovias aguarda sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e o texto permite à União autorizar a exploração de serviços de transporte ferroviário pelo setor privado em vez de usar concessão ou permissão. O prazo do contrato poderá ser de 25 até 99 anos, prorrogáveis. De autoria do senador licenciado José Serra (PSDB-SP), o PL 3.754/2021 foi aprovado este mês pela Câmara dos Deputados.

Para a senadora Soraya Thronicke, com a aprovação do Marco Legal das Ferrovias, será possível modernizar esse setor essencial para o desenvolvimento do Brasil, atraindo mais investimentos e gerando emprego e renda para a população. “A aprovação do Marco Legal das Ferrovias é de extrema importância para o desenvolvimento do nosso País porque se trata de um modal de baixo custo de frete e de manutenção, inexistência de pedágio e menor índice de roubos e acidentes, além de transportar grandes quantidades a longa distâncias. Para Mato Grosso do Sul, que tem uma extensão territorial maior do que muitos países, o projeto é ainda mais essencial, pois permite que a empresa que detém a concessão construa o trecho que liga Maracaju a Dourados e ao Porto de Paranaguá, no Paraná, melhorando a competitividade e fortalecendo as empresas e o agronegócio estadual”, reforçou.