FLEXÍVEL

UFGD define volta às aulas

Ensino será presencial, com exceções em casos de aumento da Covid

25 JAN 2022 • POR Redação Douranews • 08h05
Primeira decisão do Cepec é para que todos voltem para as salas - Divulgação

O Cepec (Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura) da UFGD se reuniu na manhã desta segunda-feira (24) e votou em manter a bandeira verde do Regime Acadêmico Emergencial por Modalidades e Fases (o RAEMF), o que significa, na prática, que na volta às aulas, a partir do dia 1 de fevereiro, a UFGD vai adotar a modalidade de ensino presencial, conforme o próprio Cepec já havia deliberado em novembro do ano passado.

Conforme o RAEMF, na fase verde fica determinado o ensino presencial, sem previsão de ensino remoto. No entanto, diante do aumento de casos de contaminação de Covid-19 devido à variante ômicron, os conselheiros entenderam que será necessário abrir exceções. Assim, o RAEMF será alterado para possibilitar que professores e alunos com comorbidades possam realizar atividades de ensino remoto, garantindo a segurança coletiva.

Além da alteração no RAEMF, o Cepec formou uma comissão visando regulamentar o desenvolvimento das atividades que poderão ser realizadas na modalidade não presencial, bem como outras ações a serem tomadas pela Instituição, necessárias para mitigar a disseminação e o contágio pelo vírus SARS-CoV-2.

O Conselho volta a se reunir nesta quarta-feira (26), para discutir a proposta que será encaminhada pela comissão de normatização para o funcionamento do retorno das atividades acadêmicas.