AULA MAGNA

Enfermagem abre ano

Secretário-adjunto de Saúde do Município proferiu palestra na Unigran

24 FEV 2022 • POR Assessoria • 16h00
Enfermeiro Edvan Marcelo proferiu palestra na Aula Magna da Unigran - Divulgação

O curso de Enfermagem da Ungran realizou, terça-feira (22), a aula magna inaugural das atividades deste ano. Com o tema ‘Enfermagem no período pós-pandêmico: Desafios e Perspectivas’, o momento proporcionou aprendizado e reflexão aos acadêmicos, que discutiram sobre os desafios enfrentados pela profissão, com o secretário adjunto de Saúde de Dourados, o enfermeiro Edvan Marcelo Morais Marques, palestrante convidado.

O evento aconteceu no auditório do bloco 10 e, durante a abertura, os acadêmicos foram apresentados a uma atração cultural. Logo após, a coordenadora do curso, Carla Monteiro, os convidou para refletir sobre a profissão e também sobre a importância de desenvolver habilidades e competências técnico-científicas para atuar na promoção, prevenção e reabilitação do indivíduo.

“A Enfermagem ganha cada vez mais visibilidade e espaço para ressignificar a importância da nossa profissão nos diversos níveis de complexidade e nos diversos campos de atuação”, comentou a coordenadora. “Momentos como este, de troca de conhecimento e reflexão, proporcionam aos nossos alunos o preparo necessário para adentrarem no mercado de trabalho e executarem com excelência suas atribuições profissionais”, completou.

O palestrante convidado para a aula magna falou sobre a importância do profissional no Brasil, principalmente nos últimos dois anos, com a pandemia da Covid-19 e as mudanças que têm ocorrido no mercado de trabalho. “Houve ainda mais visibilidade deste profissional e das ações de trabalho dentro dos serviços de saúde, seja ele em serviço público ou privado. Então, sobre a inserção desse profissional no mercado, o que se espera? O que este aluno vai encontrar no mercado de trabalho? O que o mercado de trabalho tem a oferecer para ele? No sentido de qual área ele pode atuar”, ressaltou o secretário.

O momento com os acadêmicos, de acordo com o secretário, teve o objetivo de apresentá-los para a nova perspectiva do mercado de trabalho, mostrando que eles estão em um processo de reeducação profissional.