MESA REDONDA

O perfil do profissional

Unigran recepciona alunos e debate aspectos de áreas do conhecimento

8 MAR 2022 • POR Redação Douranews • 09h25
Willyan Quequeto formou-se na Unigran em três graduações - Divulgação

Acadêmicos de Administração e Ciências Contábeis contaram com uma mesa-redonda sobre ‘A construção do Perfil Profissional para Administradores e Contadores’ durante evento serviu para recepcionar os estudantes na volta às aulas dos dois cursos na Unigran. Os coordenadores dos cursos, Valdir Pereira e Sérgio Almir, respectivamente, ao lado dos professores Gustavo Deboletto e Leandro Camilo, e dos egressos Fernando Faria, contador, e Willyan Junior Quequeto, administrador e contador, esclareceram assuntos relacionados com as áreas de conhecimento, os caminhos acadêmicos, a atuação no mercado de trabalho e o perfil profissional. 

Conforme o coordenador Valdir, o desenvolvimento do profissional administrador e contador está associado aos conhecimentos práticos, oriundos do seu dia a dia, vivenciados em cada organização. “A proposta foi de trazer os principais enfoques desse desenvolvimento e ver na prática, com os egressos dos cursos, como a faculdade contribuiu nessa etapa e como eles estão enfrentando competitividade”, disse. 

Valdir destacou a importância da atuação desses profissionais nos ambientes organizacionais. “As organizações sofreram algumas perdas e, infelizmente fecharam algumas estruturas, tiveram que ser repensadas reformuladas redesenhadas nestes últimos dois anos de pandemia. Então, o profissional da Administração, com expertise na gestão, esteve na crista da onda justamente por idealizar, dimensionar e trabalhar neste cenário. E o contador teve esta mesma proposta, só que com toda a sua ação contábil, fiscal e financeira”, comentou Valdir Pereira. 

O coordenador de Contábeis, Sérgio Almir, mencionou que a área conseguiu manter as atividades, muito por conta da informatização dos sistemas. “Trabalhamos muito remotamente. Os sistemas são todos interligados”, afirmou. O professor também salientou que, “mesmo com toda essa parte informatizada, nós sempre estamos colocando mais gente no mercado e precisamos de pessoas para operar os sistemas”, enfatizou.

Willyan Quequeto formou-se na Unigran em três graduações: Ciências Contábeis (2009), Direito (2015) e Administração (2019). O gerente administrativo financeiro no Sicredi contou que juntou as profissões que ama. “Eu sempre falo que tudo o que você vai fazer tem que fazer com amor e com carinho, se não, não faz sentido. Eu fiz Contábeis porque já gostava de números e de finanças, Direito foi mais para trazer conhecimento, pois é uma área que ajuda muito na minha profissão na atualidade e procurei Administração para aprender a tratar melhor a minha equipe, buscar mais conhecimento para liderar o meu time no dia a dia”, ressaltou.

Sobre o mercado de trabalho, Quequeto destacou que há uma carência de profissionais preparados. “Quando nós vamos fazer uma entrevista para contratar um colaborador, recebemos uns 1.000 currículos e conseguimos fazer um filtro e, quando chega na última entrevista, temos dois, três, quatro, no máximo cinco futuros pretendentes colaboradores para conversar. Por isso, é importante uma formação de qualidade”, finalizou.