MEMÓRIA

Morre o professor Fausto Matto Grosso

Fundador do PCB, ex-vereador escrevia para o Douranews

1 JUN 2022 • POR Redação Douranews • 09h18
Fausto Matto Grosso tinha 73 anos e deixa um legado histórico - Divulgação

Morreu na madrugada desta quarta-feira (1), em Campo Grande, o ex-vereador Francisco Fausto Matto Grosso. Ele era membro da diretoria do Cidadania em Mato Grosso do Sul, engenheiro e professor aposentado da UFMS, tinha 73 anos de idade e foi um dos fundadores do PCB (o Partido Comunista Brasileiro) no Estado.

Vereador em Campo Grande, o sobrinho dele, João César Mattogrosso (PSDB), confirmou que Fausto havia sido internado em hospital da Capital. As causas da morte não foram reveladas.

O professor foi secretário do Centro-Oeste do Ministério da Integração Nacional, cargo que deixou para ocupar a então Secretaria de Planejamento e de Ciência e Tecnologia na gestão do ex-governador Zeca do PT. Fausto também foi vereador de Campo Grande pelos partidos PCB e MDB.

Mantinha um blog na internet, onde informava que era consultor na área de planejamento e gestão estratégica pública, além de contar histórias da construção dos movimentos sociais que deram origem ao ‘Partidão’, como o PCB é chamado. Fausto Matto Grosso publicava artigos regularmente no Douranews.

Recentemente, Fausto Matto Grosso lançou o livro ‘Histórias que Ninguém Iria Contar’, onde relata em artigos alguns fatos que marcaram a atuação dele própria e dos demais membros do partido, sobretudo, a partir dos anos 80, quando os comunistas se mobilizaram pela legalização da legenda, antes proscrita pelo período militar.