Saúde

Brasil vai receber antiviral para enfrentamento da varíola dos macacos

Em publicação feita em seu perfil no Twitter nesta segunda-feira (1º), Marcelo Queiroga afirmou que o remédio será enviado pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

1 AGO 2022 • POR g1/ms • 08h45
Profissional de saúde prepara dose de vacina contra varíola dos macacos em Montreal, no Canadá, no sábado (23), dia em que a doença foi declarada uma emergência de saúde global pela Organização Mundial de Saúde (OMS). - Graham Hughes/The Canadian Pr

Em publicação feita em seu perfil no Twitter nesta segunda-feira (1º), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que o Brasil vai receber um antiviral para combate ao surto de varíola dos macacos no país.

Publicação de Marcelo Queiroga em seu perfil oficial no Twitter — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma pesquisa publicada na revista científica "The Lancet Infectious Diseases", do grupo "The Lancet", apontou que o antiviral tecovirimat se mostrou promissor em reduzir a duração dos sintomas e o tempo em que pacientes com a varíola dos macacos são capazes de infectar outras pessoas.

Os pacientes tratados com o tecovirimat, segundo o estudo, tiveram duração menor dos sintomas e expeliu vírus por menos tempo pelo trato respiratório superior (nariz, faringe, laringe e parte superior da traqueia).

O g1 questionou o Ministério da Saúde quando ocorrerá a distribuição do medicamento, quantas doses serão importadas e quais grupos, de fato, serão contemplados, mas ainda não obteve resposta da pasta.

Segundo a última atualização do Ministério da Saúde, até o momento, o Brasil registra 1.369 casos confirmados de varíola dos macacos no país.

Por estados, a divisão fica assim: São Paulo (1.031), Rio de Janeiro (169), Minas Gerais (63), Distrito Federal (20), Paraná (21), Goiás (18), Bahia (11), Ceará (4), Rio Grande do Norte (2), Espírito Santo (2), Pernambuco (7), Tocantins (1) , Acre (1), Amazonas (1), Rio Grande do Sul (6), Mato Grosso do Sul (5), Amazonas (1), e Santa Catarina (7).