Dourados

Ministro lança hoje obra de Marçal

9 MAI 2011 • POR Redação Douranews, com Assessoria • 11h32
Deputado Marçal Filho recebe o ministro dos Esportes, Orlando Silva, hoje em Dourados - Foto: Divulgação

Orlando Silva, dos Esportes, estará hoje em Dourados para anunciar a construção da Praça do PAC

O ministro dos Esportes, Orlando Silva, aterrissa hoje em Dourados para lançar as obras da Praça do PAC, que será construída na Rua Filomeno João Pires, na Vila Ubiratan. O projeto foi viabilizado pelo deputado federal Marçal Filho durante audiência com o ministro dos Esportes, há cerca de 10 dias, em Brasília. A exemplo da Praça do PAC, Marçal Filho também garantiu recursos da ordem de R$ 2,4 milhões para a área desportiva de Dourados que vão atender projetos como a implantação do Complexo Esportivo nos moldes da Praça da Juventude que vai beneficiar toda a população douradense, abrangendo inclusive a terceira idade.

O ministro vai vistoriar o local onde será construída a Praça do PAC e também vai entregar as obras da Vila Olímpica Indígena, que atende ao anseio antigo e latente da comunidade indígena das aldeias Jaguapirú e Bororó, em solenidade que deve contar com a presença do governador André Puccinelli. Marçal Filho comemorou o anúncio sobre a entrega das obras da Vila Olímpica porque conhece de perto a situação em que vivem os indígenas de Dourados. “É importante ressaltar que o projeto realizado em Dourados é pioneiro e vamos trabalhar para que seja tratado como modelo para atendimento de outras aldeias indígenas de Mato Grosso do Sul”, argumenta o deputado.

Marçal filho lembra que a Praça do PAC é fruto de uma luta iniciada ainda em 2010 juntamente com a então prefeita Délia Razuk (PMDB), cuja atuação resultou na elaboração do projeto que acabou aceito pelo Ministério dos Esportes e pelo Ministério da Cultura. “A prefeita interina teve sensibilidade para entender que esse projeto era importante para Dourados e pediu para que levássemos o pedido aos ministérios em Brasília, de forma que toda população douradense será beneficiada pela obra”, argumenta Marçal Filho.

O deputado salienta que a visita do ministro ao município, especialmente, nesse momento em que o Brasil vive a necessidade de prover espaços para a prática de esportes e para incentivar os novos talentos do esporte, será benéfica não apenas para Dourados, mas para todo Mato Grosso do Sul. “Além de Dourados também foram atendidas com a Praça do PAC as cidades de Campo Grande, beneficiada com duas unidades, Corumbá e Ponta Porã, com uma unidade cada”, anuncia Marçal. Além de Dourados, Marçal apresentou pedidos de Praças do PAC para Campo Grande, Corumbá, Três Lagoas e Ponta Porã.

A Praça do PAC é um equipamento que integra atividades e serviços culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, oferecendo cobertura a todas as faixas etárias. São três os modelos de Praças previstos para terrenos com dimensões mínimas de 700 m2, 3.000 m2 e 7.000m2.

A Praça do PAC passa a compor o PAC 2 no Eixo Comunidade Cidadã, assim como outros equipamentos sociais de saúde, educação e segurança pública. O governo pretende construir 800 Praças do PAC até 2014, sendo que na primeira seleção foram contempladas 400 propostas. Cada praça contará com espaços culturais equipados como cineteatro, biblioteca, telecentro e espaços multiuso para exposições e espetáculos artísticos.

O objetivo é reverter o baixo número de equipamentos culturais em áreas carentes, especialmente em regiões metropolitanas e nas cidades pequenas e de médio porte. “O projeto das Praças do PAC inova ao integrar obras de infraestrutura – como saneamento, urbanização, habitação e energia elétrica – com a oferta de serviços culturais e socioassistenciais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, oferecendo cobertura a todas as faixas etárias”, finaliza Marçal.