Chikungunya já tem mais de 4.100 notificações
Boletim confirma 1.463 casos diagnosticados da doença
Com 4.189 notificações, e 1.463 casos confirmados, conforme Relatório Diário que faz parte do Boletim Epidemiológico divulgado nesta quarta-feira (8), o município de Dourados se mantém em situação de emergência em saúde pública causada pela chikungunya, com predominância ainda na população indígena, mas avançando para todo o território municipal.
Os dados apresentam expressivo aumento de casos e internações com início de sobrecarga nos atendimentos da rede de atenção primária à saúde, emergências, bem como na ocupação de leitos hospitalares, aponta o Relatório. Outro fator preocupante é a taxa de positividade dos casos, atualmente em 72,10%, demonstrando que a grande maioria dos que apresentam sintomas e são testados apresentam resultado positivo para a doença.
Confira o mais recente Boletim:
Ao longo do ciclo da epidemia é possível observar também que a taxa de ataque da doença encontra-se em 11,58/1000 habitantes. Os dados confirmam ainda 5 casos de cóbito, acrescidos de outros três casos de mortes ainda em investigação, dois de moradores das aldeias indígenas e o mais recente, verificado nesta terça-feira (7), de uma estudante não-indígena, de 10 anos.
A situação epidemiológica no Município registra:
Casos prováveis: 3.057
Casos confirmados: 1.463
Casos descartados: 566
Casos em investigação: 2.160
Total de notificações: 4.189
Taxa de positividade: 72,10%
Taxa de ataque/10001: 11,58
Nas aldeias indígenas o quadro mostra:
Casos prováveis: 1.733
Casos confirmados: 1.212
Casos descartados: 444
Casos em investigação: 521
Total de notificações: 2.088
Atendimentos hospitalares: 242