mobilidade

Bonito regulamenta uso de veículos elétricos

Em Dourados, falta de regras já causa acidentes

5 MAI 2026 • POR Com Assessoria • 16h18
Diretor de trânsito de Bonito fala sobre medidas adotadas - Divulgação

O município de Bonito desponta na vanguarda da mobilidade urbana em Mato Grosso do Sul com o Decreto 47/2026, onde o prefeito Josmail Rodrigues torna a cidade a primeira do Estado a contar com uma legislação específica para regulamentar a circulação de bicicletas elétricas, ciclomotores e veículos autopropelidos.

A partir de agora a cidade turística do Estado passa a contar com regras claras para a convivência entre pedestres, ciclistas, motoristas e usuários desses veículos, reduzindo significativamente o risco de acidentes. “Não estamos falando em proibir ou punir, mas em regulamentar para proteger. Garantir que todos possam usar o espaço público com segurança, responsabilidade e respeito”, justificou o prefeito com o novo decreto.

Em Dourados, o tema vem sendo defendido pelo vereador Inspetor Cabral há meses e começa a ganhar ainda mais espaço no debate público. Durante a Sessão Ordinária realizada no dia 6 de abril, Cabral voltou a chamar atenção para a necessidade urgente de criação de normas específicas para o uso de ciclomotores, bicicletas elétricas e demais equipamentos de mobilidade individual. 

“Bonito demonstra responsabilidade ao se antecipar a um problema que já é realidade nas cidades. É um passo importante para preservar vidas e organizar o espaço urbano”, afirmou o vereador douradense. Apesar da relevância do tema, o projeto apresentado pelo vereador Cabral segue travado, o que preocupa diante do crescimento no uso desses equipamentos no município.

Urgência

A urgência da pauta ganhou ainda mais evidência após um grave acidente registrado na segunda-feira (4), na BR-163, em Dourados, onde um homem ficou em estado gravíssimo após ser atropelado enquanto trafegava em uma bicicleta elétrica nas proximidades do Trevo da Bandeira. O caso reforça o alerta sobre os riscos enfrentados diariamente por usuários desses meios de transporte.

Diante desse cenário, Inspetor Cabral reforça a necessidade de que Dourados avance no debate e adote medidas semelhantes. “Não podemos esperar que mais acidentes aconteçam. A regulamentação é uma questão de segurança pública e precisa ser tratada com prioridade”, concluiu, ainda mais depois de ouvir o diretor de trânsito de Bonito, Cristalvo Campos, durante a abertura da campanha 'Maio Amarelo', nesta terça-feira (5) em Dourados.