inversão

Chikungunya agora predomina na área urbana

Doença registra, entretanto, mais uma morte de indígena

8 MAI 2026 • POR Redação Douranews • 14h16
Infestação do mosquito Aedes agora predomina na área urbana - Divulgação

O município de Dourados, em situação de emergência em saúde pública causada pela chikungunya, acaba de confirmar a décima morte, a nona de indígena: uma criança com menos de 2 meses de vida, conforme o mais recente boletim epidemiológico, divulgado nesta sexta-feira (8). Outras três mortes estão sendo investigadas. Do total de 8.149 notificações, há 3.340 casos confirmados

Com predominância de casos agudos nas últimas semanas na população não indígena, enquanto no território das aldeias observa-se declínio desses casos, os dados divulgados ainda apresentam elevado número de internações, com sobrecarga nos atendimentos da rede de Atenção Primária à Saúde em território urbano, nos serviços de urgência e emergência, bem como na ocupação de leitos hospitalares.

Outro fator preocupante é a taxa de positividade geral dos casos, que, no momento, está em 54,4%, demonstrando que a grande maioria dos sintomáticos testados apresenta resultado positivo para a doença. Essa taxa está sendo calculada a partir do número total de positivos e descartados. Ao longo do ciclo epidêmico, também se observa a taxa de ataque da doença, que atualmente se encontra em 2%.

Em relação aos óbitos, há 10 casos confirmados e três em investigação. Entre os óbitos confirmados, 9 ocorreram em indígenas e um não indígena. Quanto aos óbitos em investigação, há uma criança indígena de 12 anos, um idoso não indígena de 84 anos, portador de doença arterial coronariana e um homem de 50 anos, que informou não possuir doenças crônicas no momento da classificação de risco, tendo evoluído para óbito na UPA no dia 27 do mês passado.

Inversão

Os dados da estratificação dos casos notificados em população indígena e não indígena apontam que, que entre as semanas epidemiológicas 10 e 12 havia a predominância dos casos notificados na população indígena e a partir da semana 13 há uma inversão, para predominância na população não indígena, indicando que os casos agudos de chikungunya atualmente estão acontecendo principalmente no território urbano do município. Na Reserva Indígena, há 3.199 casos notificados com 2.088 confirmações da doença.

Confira o novo boletim