Assembleia troca deputados após recontagem de votos
Neno perde a vaga no PL e deve começar a cumprir sentença
O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), explicou nesta quinta-feira (21), durante entrevista à imprensa, o processo de mudança na composição dos partidos na Casa de Leis, a partir da notificação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MS), que procedeu a recontagem dos votos das eleições de 2022.
O PL perdeu uma cadeira, a que vinha sendo ocupada pelo deputado douradense Neno Razuk, dando vaga para o PSDB. Como a vaga era da suplente Raquelle Trutis [ela teve o mandado condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por irregularidades relacionadas ao uso do fundo eleitoral nas eleições passadas, junto com o marido, Tio Trutis, ex-federal], o TRE vai diplomar o suplente João César Mattogrosso e na sequência vai notificar a Assembleia, "que imediatamente dará posse ao novo parlamentar”, esclareceu Claro.
Durante a oficialização de recontagem dos votos, foi confirmada a anulação dos votos recebidos pelos candidatos do PL, Loester Trutis e Raquelle Trutis, e, com a redistribuição, a vaga passa ao PSDB. O primeiro suplente da legenda tucana é João César Mattogrosso, atual diretor-executivo do Detran-MS, que confirmou que assumirá o cargo na Assembleia Legislativa.
João César chegou a ser deputado estadual por um ano, numa arrumação com o Governo, com o pedido de licença do deputado eleito na vaga, o delegado Pedro Caravina, que assumiu a Segov (Secretaria de Governo) no início do mandato do governador Eduardo Riedel. Ele renunciou ao mandato de vereador em fevereiro de 2023 para ocupar a cadeira de Caravina Um ano depois, Caravina voltou ao mandato e João César assumiu como adjunto do Detran-MS.
Gerson Claro lembrou que o mandato do deputado Neno Razuk (PL) estaria quase concluído e criticou a morosidade da Justiça:
“Eu penso que a Justiça Eleitoral precisa ser mais célere. São duas situações que não cabem mais: processos que questionam o registro da candidatura e esse tipo de processo que anula os votos. Que isso não aconteça mais”, pontuou o deputado, lembrando que os projetos apresentados pelo deputado Neno Razuk, e que passaram pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), continuam tramitando normalmente.
João César Mattogrosso será diplomado nesta sexta-feira (22), às 14 horas, na sala da presidência do tribunal eleitoral e em seguida já convocado para assumir o mandato parlamentar.
Enquanto isso, condenado pela Justiça por implicações com a 'máfia do jogo do bicho' na Capital, Neno vai aguardar, agora sem mandato de deputado, ser chamado a cumprir os 15 anos de prisão a que foi sentenciado pelo Tribunal de Justiça do Estado.
Saiba Mais
- Juiz pede cassação do mandato de Neno Razuk