'liberdade'

Crime organizado sofre baixa com operação na região

Operação combate avanço de criminosos em cidades de MS

14 JUL 2026 • POR Com MidiaMS • 10h21
Confronto teve até aeronave em prisão de criminosos - NovaNews

Uma megaoperação das forças de segurança foi deflagrada na manhã desta terça-feira (14) em Nova Andradina e Batayporã para avançar nas investigações contra uma facção criminosa suspeita de envolvimento em homicídios recentes e de tentar expandir sua atuação na região do Vale do Ivinhema.

Batizada de Operação 'Liberdade Duradoura', a ação é coordenada pelo SIG, o Setor de Investigações Gerais da Polícia Civil de Nova Andradina e cumpre quatro mandados de prisão temporária e oito mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça após representação da Polícia Civil e manifestação favorável do Ministério Público.

A megaoperação mobiliza a Polícia Civil, o 8º Batalhão da Polícia Militar, o Garras, Bope, Defron e a Dracco, inclusive com uso da aeronave da CGPA, a Coordenadoria-Geral de Policiamento Aéreo da Sejusp, a Secretaria estadual de Justiça e Segurança Pública.

Durante o cumprimento dos mandados, um suspeito reagiu à abordagem policial no Residencial Portal do Parque, em Nova Andradina. Segundo as informações divulgadas pelas forças de segurança, houve troca de tiros e o homem foi atingido. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

A Polícia Civil investiga a atuação de uma organização criminosa que estaria tentando ampliar a presença no Vale do Ivinhema e apura a possível participação de integrantes do grupo nos homicídios registrados nas últimas semanas em Nova Andradina.

A operação ocorre após uma sequência de crimes violentos que aumentou a preocupação da população. Em poucos dias, dois homicídios foram registrados no município e outro suspeito morreu durante confronto com policiais militares.

Investigações

Entre os casos investigados está a morte de Brendow Kaique Souza da Silva, de 18 anos, assassinado a tiros dentro da própria residência, no bairro Ulisses Pinheiro. Outro crime ocorreu contra Fabrício Flor de Oliveira, de 19 anos, morto a tiros enquanto estava sentado na calçada ao lado do avô, na Avenida Eulenir de Oliveira Lima, no bairro Durval Andrade Filho.

Também faz parte do cenário recente de violência a morte de Leandro Tavares Nunes, de 34 anos, conhecido como “Moleque Conquista” e “X”, que morreu em confronto com uma equipe do 8º BPM. Ele possuía registros policiais por crimes como tráfico de drogas, furto, ameaça, perseguição e violência doméstica.

Segundo a Polícia Civil, o nome da operação faz referência à “Operation Enduring Freedom”, ação militar iniciada pelos Estados Unidos após os atentados de 11 de setembro de 2001. A denominação simboliza uma atuação coordenada e permanente no combate às organizações criminosas. As diligências seguem em andamento.