Pacto renova compromisso com ecossistema
Entidades assinam na Aced documento para desenvolver tecnologias
Representantes da Aced (a Associação Comercial e Empresarial de Dourados), da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) e do Sebrae assinaram nesta quinta-feira (16), junto com outras instituições que integram o Ecossistema Local de Inovação (o ELI), da assinatura do termo de repactuação do Pacto pela Inovação de Dourados – ciclo 2026-2028. O encontro, realizado na Aced, marcou a renovação do compromisso entre os principais atores do ecossistema para impulsionar a inovação, empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável no município.
O novo pacto atualiza o documento firmado em abril de 2024 e amplia a agenda estratégica para os próximos anos. Entre as novidades estão a inclusão de temas como inovação social, tecnologias sociais, transformação digital, inteligência artificial, inovação inclusiva, impacto social, agricultura familiar, povos tradicionais e indígenas, além da criação de um fundo estratégico para projetos de inovação.
O objetivo é fortalecer a cooperação entre governo, universidades, empresas, instituições científicas e tecnológicas, entidades de apoio e organizações da sociedade civil para consolidar Dourados como um dos ecossistemas mais inovadores e empreendedores do Brasil.
Para o presidente da Aced, Everaldo Dias, a renovação do pacto representa mais um passo na construção de uma economia baseada no conhecimento e na inovação:
“A inovação deixou de ser uma opção e passou a ser um fator decisivo para o desenvolvimento econômico e a competitividade das empresas. Ao renovar esse compromisso, reafirmamos que Dourados tem capacidade de unir universidades, setor produtivo, poder público e instituições parceiras em torno de um objetivo comum, que é criar um ambiente cada vez mais favorável aos negócios, à tecnologia, à geração de empregos qualificados e ao desenvolvimento sustentável da nossa cidade”.
Além da Aced, UFGD, IFMS e do Sebrae, são signatários do pacto a Prefeitura de Dourados, UEMS, Embrapa Agropecuária Oeste, Fundect, Senai, Sesi, Sesc, Hospital Universitário da UFGD, Sicredi Centro-Sul MS/BA, Sindicato Rural de Dourados e o IPEGE.
Entre os compromissos assumidos pelas instituições estão a promoção de eventos integrados de inovação, realização de hackathons, estímulo ao empreendedorismo inovador, criação de programas voltados à educação básica, fortalecimento do mercado de tecnologia, elaboração de editais de inovação aberta, definição de indicadores para acompanhamento das ações e ampliação da integração entre os diferentes atores do ecossistema.
O pacto também prevê uma estrutura de governança responsável por coordenar a execução das ações, monitorar resultados e promover a articulação permanente entre as instituições participantes, garantindo que as iniciativas tenham continuidade e gerem impactos concretos para o desenvolvimento regional.
Com vigência por prazo indeterminado, o Pacto pela Inovação permanece aberto à adesão de novas instituições interessadas em contribuir com o fortalecimento do Ecossistema Local de Inovação de Dourados. A expectativa é que as ações previstas para o ciclo 2026-2028 ampliem a capacidade de atração de investimentos, estimulem novos empreendimentos e consolidem o município como referência em inovação no Mato Grosso do Sul e no país.