Polícia

Apreensão recorde de maconha ultrapassa 134 mil quilos no México

23 OUT 2010 • POR Redação Douranews • 13h15
No total, foram apreendidas mais de 134 toneladas de maconha - (Foto: Jorge Duenes / Reuters)

O Departamento de Defesa mexicano já incinerou, na sede da “Tuna Aguaje”, toda a maconha apreendida no início desta semana. Segundo os relatórios do órgão, a maconha apreendida na operação conjunta entre o Estado, militares e polícias municipais da “Baja California”, pesou 134,24 toneladas.

Na ação desta segunda-feira, os criminosos que viajam no comboio em movimento drogas em três caminhões, a ser descoberta abriu fogo sobre a polícia estadual e municipal, que reagiu ao assalto e pediu o apoio, sendo atendida imediatamente pelo Exército.

Na operação foram presos 11 traficantes de drogas, duas metralhadoras, e sete veículos, incluindo três caminhões carregados com maconha.

O Ministério do Interior mexicano elogiou o trabalho do exército lotado em Tijuana, Baja Califórnia, na operação conjunta com a Polícia Estadual Preventiva e da cidade, que resultaram na maior apreensão de maconha em história do país. "A coordenação de esforços, bem como inteligência e tarefas operacionais que executa o Grupo de Coordenação do Estado, permitiu que a garantia mais importante de entorpecentes na história do país", disse a agência responsável pela política interna nacional.