Cultura

Na Capital, Roberto Figueiredo recebe visita de poeta francês

27 OUT 2010 • POR Redação Douranews com Assessoria • 13h31
Delasnieve, Athanase e Roberto Figueiredo - Assessoria

O diretor presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fundac) Roberto Figueiredo, recebeu na manhã de ontem (26) a visita de um dos grandes nomes da poesia contemporânea francesa, Athanase Vanchev de Thracy. Após uma breve visita a Fundac, onde Athanase recebeu de presente alguns livros de artistas locais, seguiram para o Museu das Culturas Dom Bosco acompanhados pela poetisa Delasnieve Daspet.

O poeta chegou a Campo Grande na manhã do dia 25 e conheceu diversos pontos turísticos da capital. No Museu das Culturas Dom Bosco se encantou com a organização, modernidade e cuidado com que as peças foram expostas. Durante a visita, o Museu disponibilizou um guia que forneceu todas as informações em francês a Athanase.

Athanase Vantchev de Tracy é autor de 28 livros de poesia (em verso clássico e verso livre), que abrange quase todos os aspectos da prosódia: epopéias, odes, sonetos, pastoral, romance, motetos, baladas, elegias, redondilhas, sátiras, hinos, epigramas, epitáfios, etc. Publicou uma série de monografias e teses de doutorado sobre "O simbolismo da luz na poesia de Paul Verlaine. Em búlgaro, escreveu um estudo sobre Petronius Arbiter Petrônio - epicurista favorito de Nero, autor de Satyricon, e, em russo, a obra "Poética e Metafísica na obra de Dostoiévski".

“É um grande prazer acompanhar um visitante como este a um local que guarda muito sobre a cultura dos povos indígenas de todo o País, especialmente de Mato Grosso do Sul. Acredito que o Museu das Culturas Dom Bosco é uma visita indispensável aos que passam por Campo Grande”, elogia Roberto Figueiredo.