Dourados

Dourados pode ser alternativa para base da Força Nacional

27 JUN 2011 • POR Redação Douranews, com Assessoria • 13h23
Vereador Idenor Machado pede mobilização das autoridades para garantir mais segurança - Assessoria

O presidente da Câmara de Dourados, vereador Idenor Machado (DEM), apresentou indicação na sessão da semana passada, solicitando intervenção da classe política de Mato Grosso do Sul em defesa da permanência da base da Força Nacional de Segurança, no Assentamento Itamarati, em Ponta Porã.

Conforme Idenor, em funcionamento há pelo menos dois anos, a base da Força Nacional tem sido um importante instrumento de proteção e combate ao tráfico de drogas e demais atividades criminosas na faixa de 120 quilômetros de fronteira com o Paraguai. A base existente em Ponta Porã é uma das oito em atividade no país. Segundo o vereador, a intervenção dos agentes políticos de MS seria fundamental para garantir a manutenção da estrutura de segurança do Ministério da Justiça na área fronteiriça.

Para Idenor, caso não haja a possibilidade da permanência da base em Ponta Porã, Dourados poderia se colocar a disposição para receber a estrutura, já que localizado em região estratégica para execução de ações de combate ao crime de fronteira. “A região de fronteira recebeu investimentos pesados para ter essa base. Então, não explicação há para toda essa estrutura ser desativada depois de dois anos de funcionamento. Esperamos que nossas autoridades possam intervir nesta situação e trabalhar pela manutenção da base em Ponta Porã. Caso contrário, Dourados poderia ser uma opção para receber essa a Força Nacional, já que possui estrutura, logística e está em uma localização estratégica”, enfatizou Idenor Machado.

Desde a semana passada está sendo especulada a desativação da base de Ponta Porã. A devolução da estrutura ainda não foi oficializada, mas o comando da Força Nacional já teria sido avisado de que deve desocupar as instalações em que se encontra a tropa.

Histórico

Em 2009, foi autorizada a instalação da base em Mato Grosso do Sul, para desenvolver a missão de vigiar a região de fronteira, combater o tráfico de armas e drogas e diminuir a violência. O grupamento aéreo da Força Nacional foi instalado no Assentamento Itamarati, como primeiro passo para política definitiva de segurança pública na região de fronteira.

Com investimento de R$ 160 milhões, a unidade da Força Nacional no Assentamento Itamarati ocupa uma área de 34,5 hectares cedida pela Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). De acordo com informações da assessoria do Ministério da Justiça, já expirou o tempo de permanência previsto para a Força em Ponta Porã e, diante disso, teria que haver nova solicitação do governo do Estado para que o grupamento continue atuando na região.

A indicação de Idenor foi encaminhada ao governador André Puccinelli (PMDB), ao prefeito de Dourados Murilo Zauith (DEM), aos senadores Waldemir Moka (PMDB) e Delcídio do Amaral, aos deputados federais Geraldo Resende e Marçal Filho (ambos do PMDB) e aos deputados estaduais George Takimoto (PSL), Laerte Tetila (PT), Lauro David (PSB) e José Teixeira (DEM).