Dourados

Dourados cumprirá prazo do Bolsa Família, assegura secretária

27 JUN 2011 • POR Redação Douranews • 15h18
Cerca de 7 mil famílias estão cadastradas no Bolsa Família em Dourados

Os beneficiários do Bolsa Família residentes na cidade de Dourados terão seus dados registrados em tempo hábil pela Secretaria municipal de Assistência Social, segundo informou ao Douranews a responsável pela pasta Ledi Ferla. O prazo para informar a frequência escolar referente a abril e maio vai até quarta-feira (29) e o da agenda de saúde até sexta-feira (1º).

Para que as famílias continuem recebendo a transferência de renda é necessário que a Prefeitura informe a presença de crianças e adolescentes na escola, o que é acompanhado bimestralmente pelo Ministério do Desenvolvimento Social e pelo Ministério da Educação.

A regra é que os alunos de 6 a 15 anos precisam assistir, no mínimo, a 85% das aulas a cada mês. A exigência para adolescentes de 16 e 17 anos é de 75% das aulas. No primeiro bimestre escolar, 85% foram monitorados.

Além da frequência escolar, os beneficiários do Bolsa Família precisam manter atualizado o cartão de vacinação das crianças até 7 anos de idade, seguir as instruções do Ministério da Saúde e conduzir os filhos para serem medidos e pesados nos postos municipais.

Segundo Ledi Ferla, a cidade de Dourados tem mais de 7 mil famílias cadastradas no programa. E o cadastro é fundamental para que elas continuem recebendo o auxílio e para que mais famílias que tem renda mínima possam ser inscritas no Bolsa Família.

A Prefeitura tem atualizado regularmente esse cadastro desde a posse da nova gestão, já que os cadastramentos não eram feitas no mandato de Ari Artuzi, conforme disse a secretária.

“As família precisam estar atentas ao comparecimento aos postos de saúde onde estão cadastradas para o devido acompanhamento médico. Há dificuldade em relação a essa contrapartida dos beneficiários”, diz a secretária, lamentando a falta de interesse dos inscritos no Bolsa Família em receber o tratamento médico necessário.

A Prefeitura planejará nos próximos dias a forma de conscientização das famílias. “Nos próximos meses começaremos uma campanha para que as famílias façam seus exames e tomem as vacinas regularmente, já que isso é uma exigência para que continuem recebendo a transferência de renda”.

Uma equipe administrativa foi designada para que até o fim de 2012, Dourados passe das atuais 13 mil para 18 mil famílias beneficiadas pelos programas de Assistência Social do Governo Federal.