Educação

Biotecnologia usa 'a vida' na criação de produtos e serviços

29 OUT 2010 • POR Redação Douranews, com Assessoria • 10h58

A Biotecnologia utiliza-se de sistemas celulares para a obtenção de produtos e serviços. Multidisciplinar, o curso permite contato com outras áreas das ciências, como a genética, microbiologia, bioquímica e engenharia química.

Difere-se da Biologia, por ter “uma visão que perpassa por diversas áreas como a engenharia, a química e a própria Biologia”, explica Marcelo Paz, coordenador do curso.

O professor conta que o curso é novo - surgiu no Brasil em 2006 - e em todo o país existem 18 universidades que oferecem a graduação na área. Marcelo Paz ressalta que falta profissional no mercado. “Não são criadas empresas de Biotecnologia por falta mão de obra especializada”.

“É uma área nova. Até cerca de 10 anos atrás não se falavam em células tronco, transgênicos, sacolas biodegradáveis e etc.”, conta a vice-coordenadora Cláudia Damiani.

A acadêmica do 2º ano de Biotecnologia, Suellen Ramalho, 21 anos, conta que não conhecia o curso quando prestou o vestibular e acabou gostando da área. “O campo de trabalho é abrangente. Podemos trabalhar em usinas, alimentos, agroindústria, química, saúde entre outros”, explica ela.

O biotecnólogo usa organismos vivos para melhorar geneticamente plantas ou animais, desenvolver ou modificar produtos, além de desenvolver microorganismos para fins específicos.

O bacharel em Biotecnologia se forma em 4 anos. O curso é diurno em período integral. A UFGD oferece todos os anos 55 vagas para a Biotecnologia. A concorrência do curso no último vestibular foi de 4,16 candidatos por vaga.

Para mais informações sobre o curso, o endereço é a Faculdade de Ciências Biológicas e Ambientais, que fina na Unidade 2 da UFGD - Rodovia Dourados – Itahum, Km12, ou pelo telefone (67) 3411-3889.

Vestibular

As inscrições para o Vestibular 2011 da UFGD estão abertas e podem ser feitas pelo site: www.ufgd.edu.br/vestibulares

São 1.465 vagas para 27 cursos de graduação, sendo que 25% delas são destinadas para cotistas (alunos que estudaram todo o ensino médio na rede pública). A taxa de inscrição é de R$ 50,00.