Campeonatos

"Brasiguaios" estão eufóricos com a possibilidade de título do Paraguai

20 JUL 2011 • POR Redação Douranews • 13h34
Paraguai enfrenta a Venezuela depois de ter eliminado o Brasil e sonha por uma vaga na final

A Colônia Paraguaia instalada em Dourados está ansiosa com o jogo de hoje (20) a noite contra a Venezuela pela Copa América. Após eliminar o Brasil nos pênaltis no último domingo (17) a esperança do título é ainda maior.

Todos se manifestam sempre eufóricos quando Brasil e Paraguai entram em campo para jogar futebol, seja em amistosos, eliminatórias ou em outros torneios oficiais. Agora os paraguaios esperam o título desde 1979, a última vez que nossos vizinhos chegaram a uma final da competição continental.

Sempre que a seleção guarani entra em campo as famílias se reúnem para assistir aos jogos, como na bela campanha nas Copas de 1998 na França onde chegaram nas oitavas-de-final, e na África do Sul onde o Paraguai avançou até às quartas-de-final sendo eliminado pela campeã Espanha, sua melhor campanha na história.

O paraguaio Emílio Gimenez (49) radicado, no Brasil há 35 anos, confessa`:  “O coração fica dividido na hora que as seleções brasileira e paraguaia jogam, eu moro há muito tempo aqui”.

Segundo ele, a paixão pelo futebol do país natal vem desde cedo. “Quando eu era criança fui a um jogo do Cerro Porteño contra a Seleção de Pedro Juan no estádio “2 de Mayo” em Pedro Juan Caballero. Mesmo com a vinda para o Brasil nós paraguaios sempre estamos atentos ao nosso futebol. Mesmo apaixonados pelo Brasil”.

O pedreiro Manoel Rodrigues (37) é filho de paraguaios e também torce para a seleção de seus antepassados “Desde que me conheço por gente a família se reúne para ouvir e assistir os jogos. A região que a gente mora tem muitas famílias que vieram de lá e mantém a cultura guarani”.

Segundo o presidente da Colônia Paraguaia de Dourados, Elizeu Cristaldo, são mais de 15 mil famílias radicadas na Grande Dourados, agora ansiosas por mais uma boa apresentação da Seleção de futebol.