Futebol

AFA fetiva Batista como técnico da Argentina

2 NOV 2010 • POR Redação Douranews, com Terra • 18h37

Nesta terça-feira, a Associação do Futebol Argentino (AFA) fez o anúncio que já era esperado há algum tempo. Campeão olímpico em Pequim, 2008, Sergio Batista, enfim, foi efetivado como técnico da seleção principal da Argentina. A notícia foi publicada pelo jornal argentino Olé.

A decisão foi tomada após reunião no prédio da entidade, entre Batista, o presidente da AFA, Julio Grondona, o diretor de seleções, Carlos Bilardo, e alguns representantes de clubes argentinos da Primeira Divisão.

Os motivos para a efetivação de Batista foram conhecimento dos jogadores, trabalho com as categorias de base, boa convivência com o grupo e o apoio de Messi.

Segundo o diário, o novo técnico fará uma renovação gradual do elenco argentino. A primeira lista com algumas novidades, será apenas em fevereiro para o amistoso contra a Inglaterra. Diante do Brasil, no próximo dia 17, a convocação que será divulgada nesta terça-feira ainda manterá alguns nomes das últimas chamadas.

Outras novidades da gestão Batista serão a formação de uma seleção local permanente, que se reunirá uma ou duas vezes por semana para treinamentos. Este grupo terá veteranos como Verón e Riquelme e novidades Funes Mori, do River Plate, Marchesín, do Lanús, e Licha López, do Arsenal de Sarandí.

Também será formada também uma seleção Sub-25, com jogadores que atuam fora da Argentina e ainda não foram convocados para a seleção principal. Por fim, a AFA montará um escritório em Madri para observação de jovens argentinos que atuam na Europa ou que estão nas divisões de base de times do continente.