Dourados

Associação de Gays aproveita conferência para criticar homofobia

3 SET 2011 • POR Redação Douranews • 13h11
Conferência foi realizada no Centro de convivência do idoso, em Dourados - Assessoria

A Associação de Gays, Lésbicas e Transgêneros de Dourados e o Centro de Referência em Direitos Humanos de Prevenção e Combate à Homofobia de Mato Grosso do Sul, juntamente com a Prefeitura de Dourados, realizou ontem (2) no CCI (Centro de Convivência do Idoso) “André’s Chamorro”, a 1ª Conferência Regional da Grande Dourados de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT).

Para Cláudia Assunção, presidente da Associação de Gays Lésbicas e Transgêneros de Dourados, a conferência contribui para o processo de desmistificar e reduzir o preconceito, uma vez que o município tem apresentado casos de homofobia. “Queremos mostrar para a população que nosso direito não existe apenas no momento de votar, mas em todos os outros aspectos. O encontro permite, de forma democrática e coordenada, propor as ações de políticas do poder público”, apontou Cláudia.

Participaram da conferência a secretária municipal de Assistência Social Ledi Ferla representando o prefeito Murilo Zauith, o deputado estadual Laerte Tetila (PT), os vereadores Délia Razuk (PMDB) e Dirceu Longhi (PT), secretária municipal de Assistência Social de Douradina Maria Nilza e representante do deputado federal Vander Loubet (PT). “Mato Grosso do Sul em Desenvolvimento - da Homofobia à Cidadania” foi o tema da discussão.

A etapa regional contou com a presença dos municípios de Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Maracaju, Rio Brilhante e Vicentina. Os participantes definiram ainda as propostas a serem apresentadas no encontro estadual e elegeram os delegados que vão representar o município no 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos da População de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT).