Cultura

Cineclube UFGD exibe filmes para deficientes visuais

12 NOV 2010 • POR Redação Douranews, com Assessoria • 19h34

O Cineclube UFGD apresenta às 17h, de sábado (13), a Mostra para Deficientes Visuais – Infantil do 7º Dia Internacional da Animação 2010 e às 18h, a Mostra para Deficientes Visuais – Adulto, no cine-auditório da Unidade 1, Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso. A entrada é franca.

Os filmes têm audiodescrição, ou seja, uma narração que permite que os espectadores entendam o filme mesmo não podendo visualizar as imagens ou tendo algum tipo de dificuldade de entendimento. Nela, ouvimos, nos intervalos dos diálogos, tudo aquilo que não dá para perceber somente através da audição: as cenas sem diálogo, as reações silenciosas, os cenários, os figurinos, as paisagens, os tipos físicos, etc. Tudo é descrito com uma técnica específica, dentro de padrões e critérios internacionais.

As mostras com audiodescrição também podem ser assistidas por portadores de Síndrome de Down e Autismo, pois esse recurso facilita o entendimento e a percepção sobre as obras exibidas, possibilitando o acesso a este tipo de atividade cultural.

O Dia Internacional da Animação envolve mais de 400 cidades no Brasil e é organizado no país pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e internacionalmente pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA), abrangendo 30 países.

Já na quarta-feira, 17 de novembro, durante a manhã e a tarde, serão exibidos os filmes do Dia Internacional de Animação na Escola Arco Íris, da Associação Pestalozzi de Dourados.