Dourados

Dourados intensifica recuperação da malha asfáltica

16 NOV 2010 • POR Redação Douranews, com Assessoria • 11h07

O município de Dourados tem empenhado todos os esforços e recursos possíveis na recuperação da malha asfáltica do perímetro urbano. O projeto emergencial de tapa-buraco iniciado há cerca de dez dias já atingiu uma grande parte da cidade, principalmente as vias que estavam em situação mais crítica, conforme a Secretaria Municipal de Obras.

Leia+

Dourados terá unidade de perícia e identificação

Aumenta o movimento no terminal rodoviário de Dourados

Meninas de Dourados conquistam o Estadual de Futsal

Por meio de recursos próprios da ordem de R$ 340 mil, estão sendo executados os serviços de tapa-buraco na maioria das vias onde não havia mais condições de tráfego. Já foram recuperados até o momento trechos da Cuiabá, da Marcelino Pires, Joaquim Teixeira Alves, Weimar Gonçalves Torres, das ruas Floriano Peixoto, Antônio Emílio de Figueiredo, Ponta Porã, General Osório, Eulália Pires, Hayel Bon Faker e Aquidauana.

Depois de concluído o tapa-buraco nestes locais, as frentes de obras foram deslocadas para outras vias. O trabalho foi centralizado nesta sexta-feira na Avenida Presidente Vargas, na rua Manoel Santiago, na região próxima à Unigran, e na Aziz Rasselen, rua que passa em frente à Delegacia da Polícia Federal e dá acesso à Avenida Guaicurus

Conforme o secretário de Obras, Antônio Nogueira, a operação emergencial de tapa-buraco vai aliviar um pouco a situação até porque com as constantes chuvas, a malha asfáltica, já está bastante desgastada, ficou ainda mais prejudicada.

“Sem dúvida alguma vai dar uma boa melhorada. O problema é que na maioria das ruas de nossa cidade a vida útil do asfalto já se esgotou. São vias em que o asfalto tem mais de 40 anos e neste caso tapar-buraco não garante a manutenção necessária. A solução seria o recapeamento”, explicou.

Nogueira disse ainda que apesar do serviço paliativo, a situação necessitava de uma ação emergencial. “O ideal seria a recuperação completa dessas vias, mas não há recurso suficiente para isso”.

De acordo com o cronograma da Secretaria de Obras, caso o tempo se mantenha firme, nos próximos dias serão recuperadas as ruas Camilo Ermelindo da Silva e Hilda Bergo Duarte. “Enquanto durar o contrato emergencial de tapa-buraco, vamos intensificar o trabalho de recuperação para garantir as condições de tráfego principalmente nas regiões de maior movimento. A manutenção da malha asfáltica precisa ser feita com frequência”, acrescentou Nogueira.

Recapeamento

Durante viagem recente a Brasília, o secretário de Obras de Dourados garantiu a manutenção de uma emenda do deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT) para os serviços de recapeamento. A emenda, no valor de R$ 2 milhões, já foi aprovada e licitada e estava parada, mas o município conseguiu garantir a liberação da verba.

Segundo Nogueira, o esforço do deputado em agilizar o processo foi fundamental no resgate da emenda cujos recursos serão aplicados no recapeamento de um quadrilátero inteiro da área central – Albino Torraca até a Hayel Bom Faker e da Weimar Torres até a Antônio Emílio de Figueiredo.

O secretário concluiu que o encontro com a bancada de Mato Grosso do Sul em Brasília foi bastante proveitoso e que outras emendas praticamente perdidas estão sendo recuperadas.