Educação

Fundação Ford visita projetos da UEMS

18 NOV 2010 • POR Redação Douranews, com Assessoria • 14h32

Representantes da Fundação Ford estiveram na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) na manhã desta quinta-feira (18), acompanhando os trabalhos que a Universidade desenvolve com indígenas do Estado. Atualmente a UEMS conta com 244 alunos indígenas.

A educadora da fundação Jennie Oakes, de Nova York, e o representante da instituição no Brasil Aurélio Viana, discutiram ações que têm como objetivo promover a permanência do acadêmico indígena na Universidade.

Junto com a Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em 2005, a UEMS foi uma das primeiras Instituições de Ensino Superior do Mato Grosso do Sul a estabelecer parceria com a Fundação Ford. Hoje a fundação apoia quatro universidades no Estado, sendo que a maior parte dos recursos vem para a UEMS, já que tem um número maior de estudantes indígenas.

Desde o início do financiamento, a UEMS já recebeu aproximadamente R$ 500 mil da Fundação Ford, somando recursos diretos e provenientes de ações conjuntas com as outras universidades parceiras. O dinheiro é investido em inclusão digital, projetos de ensino e extensão, eventos e organização interna dos indígenas (locomoção para reuniões, por exemplo).

“A inclusão de populações vulneráveis socialmente é uma vocação da UEMS. Esta é a identidade da Universidade que tem como principal característica ser altamente regionalizada e atenta às diferentes realidades de Mato Grosso do Sul”, diz a pró-reitora de extensão da UEMS Beatriz Landa.