Dourados

Prefeitura pode voltar a realizar licitações pela internet

18 NOV 2010 • POR Redação Douranews, com Assessoria • 18h35
As licitações da Prefeitura de Dourados deverão voltar a serem feitas através da internet. Uma reunião com a participação do assessor especial Paulo César Nunes da Silva, do diretor de licitações Paulo César Rodelini e representantes do Banco do Brasil serviu para discutir a possibilidade de reativação do convênio entre o município e o sistema online Licitações-e, retomando os pregões através da internet.

A gerente de relacionamento, Edna Moreira Souza, explicou que o convênio já existia, mas foi suspenso em 2005. “O que precisamos agora é colocar para funcionar novamente, ver que documentos precisam ser apresentados e quem serão os pregoeiros”, explicou.

Segundo o assessor especial Paulo Cesar da Silva, a reativação do convênio é um pedido particular da prefeita. “É uma das medidas incluídas nas determinações da prefeita acerca da modernização na maneira de fazer licitações e principalmente na transparência dessas concorrências. Dessa forma, pretendemos trabalhar com eficiência, transparência e economia para o município”, afirmou.

A partir do convênio, as licitações por pregão eletrônico poderão ser visualizadas pelo site www.licitacoes-e.com.br.

De acordo com o gerente geral do banco, Mário Sussumu Tanamati, a adoção dessa forma de negociação trará benefícios ao município. “A estimativa é de cerca de 40% de economia nas aquisições, porque essa forma evita contato com as empresas participantes e consequentemente evita também qualquer tipo de fraude nas licitações”, explicou.

Para o secretário de Administração, a prioridade é reativar o convênio e implantar o sistema no setor de licitação da prefeitura para que, o mais breve possível, possam ser iniciados os pregões. “Vamos começar pela saúde, com a compra de medicamentos, e depois vamos movimentar a área de educação. Nós queremos que a prefeitura volte a ter a força da segunda maior cidade do estado. A nossa ideia é plantar uma semente. Se não estivermos na prefeitura daqui há algum tempo, que ela siga adiante.”

A Prefeitura de Dourados movimenta anualmente cerca de R$ 300 milhões no Banco do Brasil.