Dourados

Em Dourados, Funced investe na capoeira

22 NOV 2010 • POR Redação Douranews, com Assessoria • 13h43

Há pouco mais de dois anos, a Prefeitura de Dourados através da FUNCED (Fundação Cultural e de Esporte de Dourados) vem através do PETI (Programa de Erradicação de Trabalho Infantil) desenvolvendo atividades físicas e ensinamento de capoeira para criança, adolescente e também adulto, na região do Parque do Lago II e também no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão, o “Jorjão”.

De acordo com informações do baiano Mário Alves dos Santos, mais conhecido na cidade por “mestre Guerreiro”, 60 anos, professor da Associação de Capoeira Baiana e desde 1985 ministrando a arte baiana, as quarta-feira, em dois períodos, das 7h30 às 9 horas e 13h30 e das 15 horas, ele trabalha com cerca de 40 crianças e adolescente no Parque do Lago II, com alongamento, ginástica e capoeira.

No Complexo do “Jorjão”, “mestre Guerreiro” as quarta-feira 9h30 às 10h40 e das 16 às 17 horas, com 30 alunos, ele também desenvolve atividade para as crianças e para adolescentes e também para adultos.

As terças-feiras das 17 às 18h30, “mestre Guerreiro” também contando com o programa do PETI dá aulas para 16 crianças e adolescentes na sede do Rotary Guaicurus.

Paralisadas

Ainda em contato com a reportagem, “mestre Guerreiro” conta que vinha também ministrando aulas na aldeia do Jaguapirú as terças e quinta-feira e nos distritos da Vila Vargas e Formosa nas segundas e sexta-feira, todavia, devido às dificuldades que a administração municipal vem passado dada aos escândalos políticos que ocorreram no dia 1º de setembro último, que resultou inclusive na prisão do então prefeito Ari Artuzi, do vice Carlinhos Cantor, de nove dos 12 vereadores, sendo que outros dois foram apenas indiciados, e de empresários, o projeto por falta de transporte foi por tempo indeterminado paralisado. “Acredito que com a dona Délia Razuk na administração da nossa cidade, em breve poderemos dar continuidade de nossos ensinamentos na aldeia do Jaguapirú e também nos distritos”, disse “mestre Guerreiro” que atualmente vem ocupando o salão do Ubiratan Esporte Clube, na Cabeceira Alegre para dar aulas particulares para manter a sua associação. Maiores e melhores informações sobre a arte da capoeira poderão ser recebidas através do telefone 8132- 0596, com o próprio mestre.

Mestre Guerreiro

Com mais de cinco décadas tendo a capoeira como religião, como profissão e como missão de vida, ele nasceu Mário Alves dos Santos, em 18 de junho de 1950, na sergipana Simão Dias, põem a sua infância vivida em Salvador, onde conheceu e se apaixonou pela capoeira no primeiro olhar.

Na adolescência, obrigado pelo pai foi parar na construção civil e na fuga do árduo trabalho, Mário Alves, hoje o “mestre Guerreiro” ganhou o mundo e após passar por vários estados brasileiros, aportou em Mato Grosso do Sul.

Como mestre, Mário Alves passou a ensinar capoeira para as crianças e adolescentes, e depois de dois anos em Ivinhema, decidiu vir para Dourados onde está há pouco mais de 25 anos.

Reconhecido por seu trabalho social na associação de capoeira que criou em Dourados, “mestre Guerreiro” já ensinou capoeira para quase dez mil alunos na cidade que o adotou e na região.

Atualmente “mestre Guerreiro” está orientando crianças e adolescentes através de projetos sociais no Ubiratan e diariamente atendem às que residem nas regiões mais pobres da cidade, onde a violência, os crimes e a falta de esperança, infelizmente imperam. “Acredito que Deus é a força maior para quem quer fazer o que é certo”, diz “mestre Guerreiro” que passou a ensinar as crianças uma cultura de paz.

O reconhecimento de “mestre Guerreiro” pelo seu trabalho social o levou a receber o título de Cidadão Douradense, a mais importante honraria dada pelo Poder Legislativo àqueles que mesmo não tendo nascido na terra de Marcelino Pires, deram o sangue por ela.