Dourados

IPTU pago até 10 de dezembro garante desconto em 2011

23 NOV 2010 • POR Redação Douranews, com Assessoria • 21h04

Quem ainda não colocou em dia o pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) deste ano, tem até 10 de dezembro para quitar o débito e ter direito ao desconto de 20% no IPTU 2011. A vantagem vale tanto para o contribuinte que não pagou o imposto à vista em parcela única e para quem fez o parcelamento, mas deixou de efetuar o pagamento das mensalidades.

Conforme o secretário municipal de Finanças, João Azambuja, com a medida adotada pela atual administração, mesmo que todas as parcelas do IPTU 2010 estejam vencidas, o morador poderá fazer a quitação até dezembro. Neste caso, como explicou o secretário, há duas vantagens: além de ter direito ao desconto concedido pela prefeitura para pagamento à vista no próximo ano, o contribuinte não terá o débito inscrito na Dívida Ativa.

Azambuja informa que, por determinação da prefeita Délia Razuk (PMDB), o município tem buscado maneiras de negociar o pagamento do IPTU 2010, para que a cidade não perca receita e o contribuinte não fique inadimplente.

“Essa, sem dúvida alguma, é uma facilidade para os donos de imóveis que vinham tendo dificuldades em quitar o IPTU deste ano. Eles agora têm um prazo maior que se estende até 10 de dezembro, sem contar que a partir do pagamento vão poder ainda liquidar o IPTU 2011 à vista com desconto de 20%”, afirma o secretário.

Levantamento do Departamento de IPTU mostra que Dourados possui pelo menos 56 mil contribuintes. O índice de inadimplência é em torno de 30%. O diretor do setor, Cláudio Matos, explica que mesmo com este percentual de donos de imóveis com débitos com município, as medidas adotadas pela administração para facilitar a quitação dos tributos têm dado resultado.

Cláudio Matos diz que por meio da campanha “Bom Pagador”, que prevê desconto de até 70% de juros e multas de débitos inscritos em Dívida Ativa, o município conseguiu arrecadar em torno de 10% a mais neste ano. A comparação foi feita com base nos índices alcançados em 2009, quando a campanha foi lançada pela prefeitura.

O diretor do Departamento de IPTU lembra que em dezembro os trabalhadores têm aumento na renda em razão do 13º salário e que as campanhas de quitação de tributos como o IPTU facilitam ainda mais para quem quer fechar o ano sem dívidas. “É uma questão de manter as finanças em dia, começar 2011 sem dívidas e aproveitar também o desconto para o pagamento à vista do próximo IPTU”, destaca Cláudio Matos.