Opinião

A importância da Audição

7 SET 2010 • POR Ademir Garcia Baena • 20h49

A audição sempre desperta grande interesse, não só de médicos, mas também de outros profissionais, como pesquisadores, educadores, fonoaudiólogos. Com o progresso tecnológico e o avanço da ciência, permitem-se diagnósticos mais precisos e melhores tratamentos das deficiências auditivas propiciando métodos mais adequados, melhores e maiores recursos para a educação da criança surda ou com pequenos resíduos de audição.

A audição como a linguagem, são funções essenciais à comunicação oral entre os homens, além do que a audição tem grande importância no desenvolvimento intelectual e na integração social do indivíduo. Através da audição é que se terá origem os processos e mecanismos da formação e desenvolvimento da linguagem. Há de se considerar o imenso valor que deve ser dada à capacidade auditiva, principalmente na educação, tendo em vista não só a criança surda, que não adquire, ou tem dificuldades em adquirir espontaneamente a linguagem, que necessita de técnicas psicopedagógicas, fonoaudiológicas, professores capacitados, além de recursos e aparelhos especiais, mas também aquela criança que pode ser portadora de perdas moderadas e leves de audição, que poderá vir apresentar desajustamentos, distúrbios de linguagem oral e escrita, baixo rendimento escolar, e que muitas vezes recebem o qualificativo de “retardada”.

Várias são as causas de distúrbios de audição, que podem ser adquiridas (otites na infância, infecções viróticas, intoxicação medicamentosa, traumatismos, etc), congênita ou hereditária (infecções maternas durante a gestação como a rubéola, sífilis, etc, a criança já nasce com o problema).

A importância da avaliação audiológica precoce é evitar que a criança ingresse na escola com um problema não diagnosticado, tratado, pois a criança que não ouve bem, não poderá falar bem e terá reflexo na aprendizagem.

O que queremos ressaltar é a importância dessa conduta imprescindível nos dias de hoje. Os pais que estão em contato a maior parte do tempo com a criança, principalmente a mãe devem observar as dificuldades do seu filho.

A criança pode ser testada no próprio berçário pelo pediatra, ou pelo fonoaudiólogo que faz parte de uma equipe multidiciplinar dentro do hospital, isto é, se houver uma equipe, havendo dúvidas devera ser tomadas as providências cabíveis e encaminhar a criança para atendimento especializado.

Portanto qualquer dúvida que você tenha, não espere, procure imediatamente o especialista. Quanto mais cedo for detectada a deficiência auditiva, mais rápido ela será, se necessário for, protetizada e iniciar assim a estimulação auditiva.

Promover a perfeita integração intelectual e social do deficiente, de uma maneira geral, é dever de todos, essas crianças tem os mesmos sonhos e anseios de qualquer outra criança.

FONOAUDIOLOGIA,  Ademir Garcia Baena