Cultura

Cuba homenageia Alicia Alonso - a lenda da dança clássica

3 DEZ 2010 • POR Com informações da Folha Online • 10h10
A diretora do Ballet Nacional de Cuba, a bailarina Alicia Alonso (ao centro), que foi condecorada nesta quinta (2) - Efe

O presidente cubano, Raúl Castro, se somou, nesta quinta-feira (2), às homenagens que Cuba presta à lenda da dança clássica cubana, Alicia Alonso, em seus 90 anos, ao conceder a ela a ordem que reconhece a contribuição cultural de personalidades da América Latina.

Alonso é "uma das personalidades mais relevantes da dança e figura de destaque do balé clássico no âmbito ibero-americano", destacou o decreto do Conselho de Estado (Executivo), presidido por Raúl Castro, lido na cerimônia de premiação.

O reconhecimento à "prima ballerina assoluta" destacou "seu trabalho meritório" na "formação de várias gerações de bailarinos cubanos" como fundadora e diretora do Balé Nacional de Cuba (BNC).

A medalha leva o nome de Haideé Santamaría (1922-80), uma das duas mulheres que participaram do assalto ao quartel de Moncada, junto dos irmãos Fidel e Raúl Castro, em 1953, e dirigiu, durante décadas, a prestigiosa instituição cultural Casa das Américas, que solicitou a entrega da ordem.

"Esta medalha significa algo muito grande para mim, (Haideé foi) uma amiga, uma mulher eterna, sempre", disse, emocionada, Alonso, que enfrenta sérios problemas motores e visuais.

Mítica figura do balé clássico, ela estreou no American Ballet Theatre e em 1948 fundou sua própria companhia, que se tornou o BNC depois da vitória da revolução de Fidel, em 1959, da qual se tornou uma ativa embaixadora cultural.