Dourados

Prefeita participa de comemoração no Cras do Jardim Canaã I

4 DEZ 2010 • POR • 09h58
Prefeita Délia Razuk participou do encerramento das atividades do Cras do Canaã I - Foto: A. Frota

Na tarde desta sexta-feira, o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do Jardim Canaã I encerrou o atendimento para recesso de final de ano. Foram mostradas as atividades desenvolvidas durante o ano. Com apresentações culturais e brincadeiras para as crianças, as famílias atendidas pela unidade puderam acompanhar a programação e se divertir.

Durante a abertura, a prefeita Délia Razuk parabenizou o Cras pelo trabalho desenvolvido e desejou boas festas às famílias. “Fico feliz em ver a comunidade participando dos projetos. Eu sou vereadora, hoje estou prefeita, mas o meu compromisso é com a população, com os meus amigos e com a família douradense. Por isso fico contente em encontrá-los aqui, no Cras, que desenvolve tantos serviços sociais. Obrigado aos responsáveis por esse trabalho e a todos vocês um feliz Natal”.

Para conduzir o encerramento das atividades, a coordenadora da unidade convidou a dupla Barbosa e Jane, formada por moradores da comunidade, para fazer uma apresentação musical. Posteriormente os conselheiros gestores escolhidos pela população no início de 2010 expuseram o trabalho desenvolvido durante o ano, que conta com diversas atividades para idosos, gestantes e famílias atendidas, além de oficinas e um curso básico profissionalizante de corte e costura.

Para a coordenadora do Cras Canaã I, a assistente social Odelcina Pedroso, a unidade fecha as portas em 2010 com a sensação de dever cumprido. “Nós tivemos muitas dificuldades neste ano por tudo que aconteceu politicamente na cidade, pelas mudanças na gestão. Mas mesmo assim a equipe conseguiu desenvolver todas as atividades previstas e esperamos que, para o ano que vem, tenhamos novos cursos para oferecer”, acrescentou.

O evento seguiu com um desfile promovido pelo curso profissionalizante de corte e costura em que as próprias alunas subiram na passarela para apresentar os modelos que criaram durante o ano. Ao final da programação foram entregues os certificados para alunos dos cursos oferecidos, além de kits para gestantes e um kit de higiene bucal para crianças e adultos oferecido pelo Ministério da Saúde e entregue pela prefeita.

O Cras Canaã I atende 2.479 famílias da região e tem um fluxo anual de 12 mil pessoas. Para a dona de casa Maria de Lurdes Silva, 61, e que recebe apoio da unidade há aproximadamente dez anos, o local é mais que um centro de assistência social, é como uma família.

“A equipe que trabalha aqui ajuda muita gente que passa necessidade. Eu faço parte dessas pessoas atendidas, tenho problema de saúde e meu marido é deficiente visual. Daqui vem ajuda a todo o momento, me visitam quando eu preciso e nunca me disseram não. Eu não tenho uma família para que eu possa pedir apoio, então elas são como a minha família para mim.”