Mercados

Brasil sobe no ranking para atrair investimentos externos

10 SET 2010 • POR Redação Douranews • 11h37

O Brasil ultrapassou os Estados Unidos na lista dos países que mais oferecem potencial para atrair investimentos externos diretos (IDE). Segundo relatório divulgado ontem (9 de setembro) pela Unctad, que é a agência para o comércio e a indústria das Nações Unidas, o Brasil pulou do quarto lugar no ranking, no ano passado, para o terceiro. A China permaneceu no topo, seguida pela Índia, que passou do terceiro para o segundo lugar. Os americanos caíram do segundo para a quarta colocação na listagem de prioridade de investimentos no período 2010-2012.

O relatório também analisou o impacto da crise mundial ocorrida em 2008. Pelo estudo da agência das Nações Unidas, os investimentos externos diretos resistiram mais à crise do que o previsto pelos economistas. Os empreendedores optaram por cortar custos mais do que suas atividades internacionais, avaliou o levantamento da Unctad.

O trabalho mostrou que China, Índia e Brasil foram os três países que oferecem maior potencial de atração, com os Estados Unidos perdendo destaque no cenário mundial. A Rússia está em quinto lugar. “Apesar do forte impacto da crise econômica e financeira mundial nos programas de investimentos das empresas transnacionais (STN), não houve retirada significativa de seus ativos em nível internacional”, diz o relatório anual da agência das Nações Unidas.