Dourados

Conselho Municipal de Juventude de Dourados recebe apoio e incentivo do presidente Lula

6 DEZ 2010 • POR Carlos Marinho • 19h45
Lula cumprimenta Gleiber Nascimento, em Brasília - Foto: Divulgação
O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, durante o 3º Encontro Nacional de Conselhos de Juventude elogiou o trabalho do Conselho Municipal de Juventude de Dourados, ao encontrar-se com o presidente da entidade douradense, Gleiber Nascimento. “Fico feliz em encontrar um jovem líder, que vem de uma cidade onde tenho grandes amigos e da qual guardo boas lembranças”, disse Lula, lembrando da inauguração da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. “Estive há poucos meses lá e não esquecerei o carinho com que fui recebido. Quero retribuir isso colaborando com vocês, jovens”, complementou o presidente.

Segundo Gleiber Nascimento, Mato Grosso do Sul só tem dois Conselhos de Juventude deferidos – Dourados e Batayporã – os únicos do Estado a participar do grande encontro no Centro de Convenções Lake Side, em Braslília.

O 3º Encontro Nacional de Conselhos de Juventude reuniu jovens de 24 estados brasileiros, quando foram mapeados todos os conselhos existentes e definido o regimento interno da 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude, que acontecerá de 8 a 11 de setembro de 2011.

Agora, Gleiber começa os preparativos para o encontro do ano que vem, pois diversas etapas deverão ser cumpridas até o evento nacional. “No encontro municipal que fizemos há poucos meses – a Semana da Juventude - a participação da juventude foi muito pequena, embora as autoridades se fizessem presentes. Para que possamos ter uma boa representatividade, é preciso que haja um maior engajamento dos jovens, pois assim teremos poder de influência nas discussões sobre as políticas voltadas para a juventude”, alertou Gleiber.

O jovem também lembrou a aprovação da PEC da Juventude, promulgada por Lula em 13 de julho deste ano. “Isso vai favorecer o programa de políticas públicas para os jovens, conforme destacou o presidente durante nossa conversa”, comentou.

Ele ressaltou que “ o conselho vai precisar de apoio de todos os segmentos, que vão do Poder Público à iniciativa privada, para que se possa ter um mínimo de estrutura na participação no evento do ano que vem”.

Para ele a mobilização da juventude é fundamental, avaliando que “ se tivemos força para conseguir uma modificação na Constituição e com isso a inserção do jovem na PEC, temos então o exemplo que outras ações poderão ser desenvolvidas, já que temos reconhecidos o direito e o dever como jovens cidadãos”, complementou.

Ao finalizar, Gleiber Nascimento lembrou que o conselho em Dourados foi criado em 2007, mas não havia desenvolvido iniciativas que agregassem os alunos e professores ao movimento. Em uma de suas primeiras ações sob a sua gestão, o Conselho realizou as oficinas de políticas públicas de juventude, que após um primeiro momento de rejeição, acabou por ter grande aceitação no meio escolar, quando cerca de 600 alunos participaram e agora os próprios professores estão convidando o conselho para fazer novas atividades na rede de ensino.

O contato com o Conselho Municipal de Juventude, poderá ser feito pelo e-mail cmjdourados@hotmail.com , pelo telefone 3411-7144, ou indo até o local de funcionamento, na Rua Joaquim Teixeira Alves, 1453, na Casa dos Conselhos, no prédio da antiga prefeitura. “Que venham todos os jovens, para que juntos, possamos desenvolver um grande trabalho que beneficie a todos nós”, encerra Gleiber Nascimento.