Dourados

Após 5 anos, Dourados reativa Conselho Afro-Brasileiro

10 DEZ 2010 • POR Redação Douranews, com Assessoria • 19h05
Nesta sexta-feira, às 16h, será reativado o Conselho Municipal de Defesa e Desenvolvimento dos Direitos dos Afro-Brasileiros, o Comafro, na Casa dos Conselhos de Dourados. De acordo com o gerente de núcleo de políticas de promoção da igualdade social, Jonathan Tibúrcio, a reformulação é importante para a adoção de novas ações na luta contra o racismo. O conselho está desativado há cinco anos.

“A finalidade maior do conselho é participar das políticas que envolvam afro-brasileiros, fiscalizar as questões no município, encaminhar conselheiros para o Estado e fortalecer o movimento negro na região”, explicou Jonathan. Segundo ele, a reabertura foi um pedido especial da prefeita Délia Razuk.

“Essa convocação foi feita em caráter emergencial porque a prefeita acredita que a população negra é um segmento muito importante para Dourados”, afirmou.

Após avaliar a Semana da Consciência Negra no município, o gerente de núcleo registrou ações favoráveis e um balanço positivo para o movimento negro, com grande participação das autoridades e do poder público da cidade. No entanto, o representante do conselho acredita que mais atuações podem existir, principalmente com a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, adquirida recentemente após dez anos em trâmite.

“Foi uma luta muito grande e uma vitória alcançada por nós, afro-brasileiros, que tanto contribuímos para a construção de uma nação que hoje possui posição respeitável entre países desenvolvidos. O sentimento de luta continua, mas agora amparado no estatuto, para conquistarmos mais legislações e políticas públicas que reconheçam e promovam os nossos direitos”, declarou.

A Casa dos Conselhos fica na Secretaria Municipal de Assistência Social de Dourados, na Joaquim Teixeira Alves  com João Rosa Góes (Antiga sede da prefeitura).