Cultura

Grupo Pétalas e banda Lira Douradense apresentam-se hoje à noite na praça

13 DEZ 2010 • POR Waldemar Gonçalves - Russo • 16h36

Dando prosseguimento no calendário de programação do 75º aniversário da cidade de Dourados, a população terá hoje, às 19h30, na praça Antônio João, a apresentação do grupo Pétalas e da banda Lira Douradense.

Também no mesmo horário no Distrito de Vila Formosa, haverá cantata de Natal com o coral AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) Comunidade PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e a apresentação do Programa Mais Educação da escola municipal Padre Anchieta.

Por outro lado, a programação teve seu início às 8 horas com a feira de artesanatos na praça Antônio João e às 9 horas a entrega da obra de ampliação da Unidade Básica de Saúde da Família “Julvis Arruda Matos”, evento este na rua Manoel Rasselém no BNH 4º Plano.

Para as 10 horas está marcada a apresentação do palco itinerante com a fanfarra do Clube dos Desbravadores e às 18h30 mais uma cantata de Natal com o Coral AABB Comunidade PETI e a apresentação do Programa Mais Educação da escola municipal Padre Anchieta, e música na voz do cantor mirim Wesley Gabriel Almeida Lemanskio, na quadra poliesportiva do Distrito da Vila Macaúba.

BANDA LIRA DOURADENSE

A Banda Lira Douradense, que estava com as atividades paralisadas desde 2009, está sendo reativada pela prefeita interina Délia Razuk (PMDB), após elas ter feito uma reunião com os maestros Augusto César da Silva Santos e Ângelo Vicente.

Os dois maestros receberam a confirmação de que o município vai dar prosseguimento ao trabalho musical da banda, que foi criada em 1974 através de lei municipal.

Incentivadora da arte e cultura, Délia Razuk disse que enquanto estiver no comando da prefeitura, ela vai se empenhar para oferecer todo o suporte necessário à reativação da Banda Lira Douradense. “O que depender de nós para que a banda volte a se apresentar e levar a arte musical para nossa população, sem dúvida alguma será feito” disse Délia Razuk na reunião, inclusive pedindo para que eles reunissem os músicos e preparassem uma bela apresentação para a programação de aniversário da cidade.

Délia Razuk informou também que o município vai viabilizar um espaço para que a banda ofereça aulas de música e possa também fazer os seus ensaios. O local antes utilizado pela banda Lira Douradense era no Parque dos Ipês, que atualmente esta sendo ocupado pela FUNCED (Fundação Cultural e de Esportes de Dourados).

Além de disponibilizar um espaço com condições para a prática da arte musical, o município também irá avaliar as condições dos instrumentos que eram utilizados pelo grupo.

Já bastante contentes e emocionados com a decisão da atual administração em retomar as atividades da banda, os maestros disseram que iriam reunir com os integrantes da banda Lira Douradense para que eles voltassem aos ensaios.

A banda Lira Douradense é formada por pessoas da sociedade civil que atuam voluntariamente, e foi considerada em 1979 como de utilidade pública.

A banda chegou a ter 23 músicos e 15 alunos inscritos nas aulas de teoria musical, que eram ministradas gratuitamente, assim como chegou a ser a campeã nacional na década de 80 do Concurso de Bandas e Fanfarras na categoria banda musical.

A banda teve suas atividades paralisadas por duas vezes, sendo a primeira entre 1997 e 2000 e no ano passado.

De acordo com o maestro Ângelo Vicente, a retomada da banda é uma conquista de toda a população. “Estamos muito contentes com a decisão da prefeita em prosseguir com este projeto, pois a banda é um incentivo cultural à sociedade, às crianças. Este era um sonho que para nós nunca tinha morrido e que agora a prefeita nos dá a satisfação de que vamos ver novamente a sua realização”, afirmou Ângelo Vicente.