Cultura

Ruth Hellmann lança "A vida e obra de Mary Jones", em cordel

17 DEZ 2010 • POR Redação Douranews, com Assessoria • 21h36

A escritora gaúcha, de Erechim, porém radicada desde 1.981 na cidade de Dourados, Ruth Hellmann Claudino, porém mais conhecida por Ruth Hellmann, está divulgando na Casa Arandu, onde funciona a sede da ADL (Academia Douradense de Letras) e também por onde andar, um livreto de Literatura de Cordel intitulado “A vida e obra de Mary Jones”.

O livreto segundo a escritora que também é poetisa, narra à história de uma garota de 10 anos que sonhava em ter uma bíblia sagrada, todavia, a mesma não sabia ler.

Diante deste impasse segundo Ruth Hellmann, a garota Mary Jones passou a trabalhar e a guardar seu dinheiro e ao apreender a ler percorreu 40 quilômetros a pé para realizar o seu sonho.

Por outro lado, a escritora que é a 15ª cadeira da Academia Douradense de Letras, conta que elaborou a Literatura de Cordel e o enviou para a Casa do Cordel, em Natal no Rio Grande do Norte para passar por revisão e ser impresso, com o projeto gráfico levando a assinatura de Wilson Silva. “É uma leitura simplista, porém muito rica principalmente para as crianças que gostam de ler e sonhar com uma vida melhor, mais digna e rica em sabedoria”, conta Ruth Hellmann.

LIVROS DA ESCRITORA

Além desta Literatura de Cordel, a escritora lançou as obras “Poemas Espontâneos” em 90; “Amar você” em 92; “Alguns amigos” também em 92; “Mela-mela” e “As abelhas” em 95; “Ande no Alfabeto” em 96; “Jati chorou” em 97 com tradução em inglês “Jati Cried” em 98; “Amigas amorosas” e “Elefantes Elegantes” em 99; “Ande em números” em 2000; “Fitas no formigueiro” em 2007; “Pequenos poemas” em 2008, e “A sacada e a cevada” editado no ano passado.

Além de ser poetisa e escritora, Ruth Hellmann também trabalha na Casa Arandu que fica localizada no interior do Parque dos Ipês como contadora de histórias principalmente para o público infantil e juvenil, como contadora de história. Ela conta que a maioria dos que comparecem na Casa Arandu para ouvir histórias e saber tudo sobre a ADL entre outras atividades culturais são de escolas municipais e estaduais previamente agendadas.

Ruth Hellmann conta que a pessoa que se manifestar ter interesse em manter contato com ela poderá ser através de seu endereço eletrônico ruthhlc@yahoo.com.br ou na Casa Arandu pela manhã ou no período da tarde.

A escritora e poetisa diz também que a pessoa interessada em seu livreto de Literatura de Cordel que foi editado em novembro deste ano, pagará apenas quatro reais e quem quiser obter outros cordéis podem fazer pedido a Casa do Cordel através dos telefones (84) 3082-8050 - 994 6865 ou 8809 5178, bem como pelo endereço da editora que fica à rua Vigário Bartolomeu, 578, em Natal, Rio Grande Norte, e também pelo endereço eletrônico casadocordel@hotmail.com e pelo blog casadecordel.blogspot.com.