Brasil

TJMS mostra produtividade de magistrados pela internet

19 DEZ 2010 • POR Redação Douranews, com Assessoria • 13h41

O Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul fecha o ano forense de 2010 comemorando o cumprimento da Meta 7 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a qual estabeleceu aos tribunais do país que disponibilizassem mensalmente a produtividade dos magistrados em seus respectivos portais na internet.

A produtividade e a movimentação forense de 1º e 2º graus foram disponibilizadas no site do TJMS pelo menu “Estatística”. Para facilitar a compreensão dos dados, ao acessar os conteúdos, há um glossário com esclarecimentos sobre os gráficos e quantitativos. A própria área de Estatística foi aprimorada com mais dados inseridos nos outros links como “Comarcas” e “Estrutura Judiciária”.

Este é o início de um acompanhamento estatístico voltado tanto para a prestação de informações ao público externo como também se constitui numa ferramenta para o público interno do judiciário, sobretudo sobre a possibilidade de diagnosticar parâmetros para a tomada de decisões gerenciais.

De acordo com a diretora da Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica, Glauce Batista, a disponibilização destes dados estatísticos é um trabalho de cerca de dois anos que buscou traçar uma realidade mais precisa por meio da extração de dados do SAJ (Sistema de Automação da Justiça).

O trabalho foi executado juntamente com a  Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e contou com o apoio da Corregedoria-Geral de Justiça. Como resultado, o judiciário fecha o ano de 2010 cumprindo mais uma Meta do CNJ. Um objetivo que foi iniciado pelo 1º gestor de Metas de MS, o juiz Vilson Bertelli e encabeçado neste ano pelo atual gestor, o juiz auxiliar da Presidência, Marcelo Rasslan, além da juíza auxiliar da Presidência, Elizabete Anache e do juiz auxiliar da Corregedoria, Fábio Salamene.