Brasil

MEC certifica profissionais por conhecimento prático

17 SET 2010 • POR Redação Douranews • 18h38
A categoria de pedreiros é uma das beneficiadas
Mais de 4.800 trabalhadores terão a sua profissionalidade reconhecida pelo Ministério da Educação em todo o país. Entre eles estão pescadores, músicos, pedreiros, eletricistas e profissionais de turismo inscritos na rede Certific em 14 estados e no Distrito Federal. A maioria deles é da área de pesca e aqüicultura, seguidos dos trabalhadores na área de turismo e hospitalidade.

O programa não estabelece limite de vagas e de acordo com o diretor de formulação de políticas da educação profissional do Ministério da Educação, Luiz Augusto Caldas, o número de inscritos deve aumentar a cada ano. “O público do Certific é formado por trabalhadores informais, sem qualificação, ou mesmo qualificados sem comprovação de eficácia”, explica. Pesquisa recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) constatou a existência de 24,8 milhões de trabalhadores à procura de emprego no Brasil. Desses, 22% não têm qualificação profissional.

Testes — Depois de homologadas as inscrições, os candidatos são submetidos a testes de conhecimento técnico e escolar e não haverá reprovação. Caso sejam constatadas deficiências técnicas na formação do candidato, ele será qualificado pelo instituto federal de educação, ciência e tecnologia no qual fez a inscrição.

Caso haja déficit escolar, o trabalhador pode ser encaminhado a uma escola de educação básica ou receber aulas no próprio instituto. É possível, ainda, que o candidato receba a certificação imediatamente após os testes.