Mundo

Austrália se prepara para enfrentar maior cheia dos rios

5 JAN 2011 • POR Redação Douranews/ com Abril.com • 10h24
Australianos estão se preparando para enfrentar maior cheia dos rios nesta quarta. - Foto: Divulgação

As inundações que afetam o nordeste da Austrália seguem aumentado e os rios chegarão nesta quarta-feira aos seus níveis máximos, enquanto não cessam as chuvas e há a previsão de novas tempestades no estado de Queensland.

Fontes oficiais informaram que Rockhampton se prepara para que o nível do rio Fitzroy suba aos 9,4 metros e continue inundando casas nesta localidade quase isolada por terra, exceto por uma pequena estrada por onde chegam mantimentos para os mais de 70 mil habitantes.

A estrada tem constante tráfego de caminhões do Exército que levam comida e produtos de primeira necessidade a partir da cidade de Mackay, a 330 quilômetros de distância.

Além disso, os meteorologistas acreditam que o rio Fitzroy se manterá acima dos 8,5 metros durante pelo menos mais uma semana.

Também foram registradas mais chuvas durante a madrugada desta quarta-feira em Surat e St. George, duas comunidades situadas a 500 quilômetros ao oeste de Brisbane, a capital de Queensland.

De acordo com os meteorologistas, as precipitações podem se transformar nos próximos quatro dias em uma tempestade com relâmpagos e trovões, granizo e nevascas, além de levar ao transbordamento do rio Balonne.

O Balonne alcançará no início da próxima semana o nível máximo de 14 metros, enquanto em Surat o pior parece ter passado, e os moradores começarão em breve as tarefas de limpeza.

Dos 22 municípios afetados em Queensland, dez contam com centros para abrigar os evacuados.

O estado de Queensland está perdendo cerca de US$ 100 milhões por dia apenas pela interrupção das exportações de carvão, asseguraram as autoridades.