Agronegócio

Clima favorece colheita de amendoim

12 JAN 2011 • POR Redação Douranews/ com folha.com • 11h30

O ano começou com chuvas persistindo pela segunda semana consecutiva em São Paulo. Foram grandes volumes acumulados, totalizando, nesta última semana, 238 milímetros em Jaú, 236,3 milímetros em Piracicaba, 188,6 milímetros em Campinas, 132,6 milímetros em São José do Rio Pardo, 116 milímetros em Jaboticabal e 104 milímetros em São Carlos. Nestes municípios, o total acumulado em uma semana se chega a se igualar à média esperada para o mês.

Houve transbordamento de rios e estradas rurais ficaram danificadas, dificultando o transporte e escoamento de safras e de coleta de leite. Em Piracicaba e Jaú o excedente hídrico supera 200 milímetros.

A umidade do solo está em nível de saturação na maioria das localidades, à exceção de Itapeva e Presidente Prudente, que estão com armazenamento abaixo do limite máximo. Com o bom suprimento de água, as lavouras de milho de soja têm bom desenvolvimento. Entretanto, por causa do longo período de molhamento das folhas e do calor, aumentam as chances de proliferação de doenças fúngicas, exigindo atenção dos produtores.

O excesso de umidade do solo impede as atividades agrícolas. As máquinas não podem circular, sob pena de compactação do solo e os tratamentos fitossanitários também não podem ser efetuados. Além do mais, as atividades de colheita ficam prejudicadas e a qualidade dos produtos a serem colhidos é menor.

Pastagens. As pastagens vêm crescendo vigorosamente, tornando a engorda do gado mais barata aos pecuaristas. Com a expectativa de crescimento da economia, deve aumentar o consumo, mantendo em alta o preço da arroba do boi.

No inverno e início da primavera, a falta de chuva quebrou a produção do abacate na região de Jardinópolis e o frio também contribuiu para reduzir a produção de uva em Jundiaí, onde a colheita segue com atraso por causa da chuva.

Os agricultores estão se preparando para o início da colheita do amendoim - muitas lavouras são plantadas em consórcio com a cana-de-açúcar. Como o clima favoreceu a colheita, a safra do amendoim promete ter boa produtividade e os preços no mercado favorecem os produtores.

Segue a colheita da maçã em Paranapanema, do quiabo em Piacatu, da lichia em Tupã, do tomate em Ribeirão Branco e da manga em Jaboticabal e Monte Alto.