Política

Dilma evita medidas que exijam um alto custo político

13 JAN 2011 • POR Redação Douranews/ com Abril notícias • 14h44

A presidente Dilma Rousseff quer evitar medidas que causem um alto custo político neste início de mandato, por isso desistiu de propor uma reforma da Previdência Social, deixando o assunto, por ora, sob a responsabilidade do Congresso. Por outro lado, a petista procura investir o capital na aprovação de alguns pontos da reforma tributária para ampliar a competitividade do país.
Dilma acredita que, no momento, não vale a pena investir em reformas que impliquem um consumo de energia "monstruosa". Ela prefere apostar em três ou quatro projetos pontuais da reforma tributária, entre eles a desoneração da folha de pagamento, que devem ser enviados ao Congresso em fevereiro. Essa prioridade da agenda política daria mais competitividade ao empresariado nacional, principalmente diante do aumento da competição de produtos externos.

Em sua segunda semana de trabalho, Dilma dirá à sua equipe que terá de fazer cortes em seus orçamentos para cumprir a meta de superávit primário de 3% do PIB e vai exigir de todos os ministros que façam mais com menos.