Economia

Taxa média de juros volta a subir em dezembro

13 JAN 2011 • POR Redação Douranews/ com band • 20h46

A taxa média de juros para operações de crédito voltou a subir no Brasil em dezembro, segundo pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) divulgada nesta quinta-feira. A média para pessoas físicas subiu 0,05 ponto percentual para 6,79% ao mês (119,97% ao ano), sendo o maior nível desde julho de 2010.

Segundo o levantamento, os juros ficaram maiores no comércio, no Crédito Direto ao Consumidor (CDC) e nos empréstimos pessoais feitos pelos bancos, enquanto o cartão de crédito rotativo apresentou a mesma taxa em dezembro (10,69% ao mês e 238% ao ano) e o cheque especial teve leve redução, de 7,59% em novembro para 7,57% em dezembro.

A variação pode ser atribuída à elevação dos depósitos compulsórios e ao aumento no requerimento de capital para operações de crédito feitos pelo Banco Central no início de dezembro, de acordo com a Anefac. A entidade também aponta a provável elevação da taxa básica de juros (Selic) por conta da elevação dos índices de inflação como um dos motivos do encarecimento do crédito no País.

Depois de projetar para os próximos meses queda das taxas médias nos últimos levantamentos, a Anefac modificou sua perspectiva para 2011, que deve ter elevação do custo do crédito para o consumidor nos primeiros meses do ano.

Empresas
A taxa de juros média para pessoa jurídica apresentou uma elevação de 0,01 ponto percentual em dezembro, de 3,79% ao mês (56,27% ao ano) em novembro para 3,80% ao mês (56,45% ao ano) - a maior desde agosto do ano passado.