Brasil

Embratel amplia presença no capital da Net

19 JAN 2011 • POR Redação Douranews/ com Reuters • 12h43

A Embratel, empresa do bilionário mexicano Carlos Slim, comprou mais 21,8% das ações preferenciais da Net, maior empresa de TV por assinatura do Brasil, ampliando sua participação na companhia.

Em outubro passado foi realizada na Bovespa uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) dos papéis preferenciais da Net pela Embratel. Naquela ocasião, foram adquiridas 143,85 milhões de ações ao preço de R$ 23 cada, totalizando desembolso de R$ 3,3 bilhões. Os acionistas da Net que não tinham aderido à OPA tinham prazo até 13 de janeiro deste ano para fazer isso.

"Um total de 49,8 milhões de ações preferenciais (da Net)... foi adquirida pela Embratel durante o período do exercício do direito de venda, elevando o número final de ações preferenciais adquiridas por meio da OPA para 193,7 milhões", informou a Embratel na terça-feira.

A Embratel possui agora participação direta e indireta de 97,6% de todas as ações preferenciais da Net. No capital total, que inclui as ações ordinárias (com direito a voto), a Embratel detém quase 91,2% da Net.

Slim já deixou clara sua intenção de unificar seus ativos em telecomunicações na América Latina, criando um grupo capaz de oferecer telefonia fixa, móvel, Internet e TV paga sob o mesmo chapéu. No Brasil, Slim também é dono da operadora móvel Claro, segunda maior do país em número de assinantes.

Embora tenha a maior parte do capital total da Net, o controle da operadora de TV por assinatura ainda pertence às Organizações Globo, por uma restrição legal. Está no Congresso um projeto de lei que, se aprovado, permitirá que estrangeiros tenham controle de empresas de TV paga, algo proibido na legislação atual.

Existe uma opção entre a Globo e a Telmex, de Slim, para troca de 2% do capital votante da holding que controla a Net, a GB Empreendimentos. Se exercida, a opção daria para Slim o controle da Net.