Cidades

Três Lagoas define licitação para obras de adequação do aeroporto

19 JAN 2011 • POR Redação Douranews, com Assessoria • 20h53

A prefeita Márcia Moura (PMDB) reuniu-se na manhã desta quarta-feira (19), no gabinete da Prefeitura, com os representantes da BR PETROBRAS, Junior Castele e Junior Gomes; e com o assessor de Aviação da Secretaria de Estado de Obras e Transporte, Fabrício Alves Correia. O encontro que também contou com a presença do secretário de Finanças e Controladoria Geral, Walmir Arantes; do secretário de Obras e Serviços Públicos, Getúlio Neves e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Marco Garcia, discutiu assuntos relacionados ao andamento das obras de adequação no Aeroporto Municipal para receber vôos comerciais; entre os temas abordados estava a implantação de um novo Plano Diretor para o Município, específico para aquela região.

Na ocasião também foi definida uma carta para o comandante do COMAR (Comando Aéreo), Brigadeiro Paulo Roberto Pertusi, para que ele mande a Três Lagoas um técnico que agilizará o andamento do processo de implantação.

“Vamos abrir licitação para definir a bandeira do posto de abastecimento de aeronave. A concessão será de abastecimento e construção do posto, ganhará a empresa que apresentar a melhor técnica e oferta”, explicou Márcia Moura.

A prefeita informou também que o aparelho de Sistema de Inspeção de Raio X, que foi doado pelo Estado já está em Três Lagoas.

Estrutura operacional

O intuito é que o funcionamento de vôos regulares no Aeroporto comece ainda em 2011. Para isso o Governo do Estado ficou responsável pela parte da segurança, equipando o campo de aviação com o cercamento, balizamento noturno e base de sistema contra incêndio e pânico.

Já a Prefeitura é encarregada pela contratação de empresa que está realizando o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) no local, e que posteriormente será apresentado à comunidade em audiência pública.

“A construção do terminal e os equipamentos necessários para que eles funcionem é nossa responsabilidade também, e esta etapa está em fase de projeto”, completou Márcia Moura.

O Governo do Estado também recebeu da Infraero 21 longarinas, que serão doadas para a Prefeitura de Três Lagoas e instaladas no Aeroporto.