Finanças Pessoais

Dourados registra média de 130 vagas de emprego por dia

2 FEV 2014 • POR Redação Douranews • 12h22
Movimento de veículos de outras cidades mostra Dourados como alternativa de crescimento - Foto: Assessoria/Divulgação

A cidade de Dourados começa 2014 com boas perspectivas de crescimento, repetindo a grande fase de desenvolvimento que experimentou no ano passado, e continua chamando a atenção de moradores de outras cidades do País. O município tem atraído muitas empresas, gerando emprego qualificado e investido na melhoria da qualidade de vida.

Uma pesquisa no site da Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável), pelo sistema “Google Analytics”, mostra que em janeiro 21% das consultas sobre emprego em Dourados foram provenientes de Maringá/PR, uma das poucas cidades consideradas de excelência no Brasil. Outros 7% são de Campo Grande e 6% de São Paulo. De Dourados são 27% das consultas.

Somando as visitas de Maringá e Campo Grande, chega-se a 34%, percentual muito superior ao das consultas da população da própria cidade. Aparecem consultas de ocupação profissional também em números consideráveis, de algumas regiões do Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília e Manaus. 

“Isso confirma que nossa cidade está em franco desenvolvimento e chama a atenção de centros importantes devido à política de desenvolvimento empresarial e geração de renda, adotada na administração do prefeito Murilo”, afirma a secretária Neire Colman, de Desenvolvimento Econômico Sustentável.

O Ciat (Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador) oferece uma média de 130 vagas de emprego em diversas áreas, diariamente. Essa demanda alta ainda não consegue ser atendida pelo mercado, apesar de a Prefeitura de Dourados investir constantemente em capacitação de mão de obra pelo programa Qualifica Dourados.

O prefeito Murilo Zauith (PSB) tem orientado a equipe de trabalho no sentido de se investir em infraestrutura e desburocratização do atendimento público para facilitar a abertura ou ampliação de negócios. Muitos empresários locais estão investindo também em outro negócio ou ampliando já existentes.

No município de Dourados são abertas em média quatro empresas por dia, gerando entre dois e 15 empregos. Daí a demanda crescente por profissionais em várias áreas. Desde o início de 2012, Dourados já recebeu mais de R$ 500 milhões de investimentos empresariais nestes pequenos e médios negócios, conforme levantamento da Semdes.